Pokémon Iniciais

Ao completar 10 anos, uma criança pode ir até o laboratório do Professor Pokémon ou o Centro Pokémon* mais próximo para pegar sua PokéDex e escolher um entre três Pokémon. Estes três são conhecidos como "Pokémon Iniciais", e cada um possui um tipo diferente: Grass-, Fire-e Water-Type. Cada região possui três iniciais diferentes, cada um com uma característica única que o faz diferente do restante.
No anime, o episódio 301 explica como os Professores Pokémon e os Centros Pokémon recebem os iniciais: a Liga Pokémon envia ovos de Pokémon iniciais para os Criadores Pokémon, para que eles possam cuidar até que os Pokémon choquem e possam se virar sozinhos. Após isso, eles são enviados para os Professores e Centros Pokémon, e que logo em seguida são dados para os treinadores que querem começar sua jornada.

REGIÕES E SEUS INICIAIS

Kanto:

  1. 1. Bulbasaur é o inicial do tipo Grass. Além do tipo Grass, ele também possui o tipo Poison. Suas evoluções são Ivysaur e Venusaur, também do tipo Grass/Poison. Venusaur possui uma Mega Evolução: o Mega Venusaur, que possui uma habilidade que faz com que ele ganhe resistência contra Fire e Ice, ambas suas fraquezas;
  2. Charmander, o inicial do tipo Fire, evolui para Charmeleon (Fire) e depois para o Dragão-não-dragon-type Charizard, que ganha o tipo Flying. Este último possui duas Mega Evoluções: Mega Charizard Y (Fire/Flying) e Mega Charizard X (Fire/Dragon);
  3. 3. Por último, mas não menos importante, temos o inicial do tipo Water: Squirtle. Ele evolui para Wartortle e Blastoise. Assim como os outros dois iniciais de Kanto, Blastoise também possui um Mega Evolução: o Mega Blastoise, que ganha mais um canhão e uma habilidade que faz com que os ataques de Pulso (Water Pulse, Dragon Pulse, etc.) recebam um bônus de dano.

Johto:

  1. Chikorita é o inicial do tipo Grass. Ela é baseada num dinossauro com sementes em seu pescoço e uma folha no topo de sua cabeça. Ao evoluir para Bayleef, suas sementes se transformam em folhas secas, assim como a folha no topo de sua cabeça. Meganium, sua última evolução, possui uma flor no pescoço e a folha no topo de sua cabeça vira dois estames, em que nos machos são mais longas;
  2. Cyndaquil é o roedor do tipo Fire. Este pequeno Pokémon pode fazer com que suas costas peguem fogo quando ele se sente ameaçado. Suas evoluções Quilava e Typhlosion também conseguem fazer isso, porém, apenas a cabeça e o parte traseira de Quilava podem liberar o fogo, e em Typhlosion apenas o seu pescoço;
  3. Totodile é o Pokémon inicial do tipo Water de Johto. Ele e suas evoluções são baseados na família dos crocodilianos com grandes mandíbulas. Suas evoluções são Croconaw e Feraligatr, ambos do tipo Water. Este último, quando está caçando é bastante rápido e feroz devido as suas poderosas patas traseiras. 
Os iniciais de Johto não possuem Mega Evoluções, e são os únicos iniciais em que os três não possuem um segundo tipo.

Hoenn:

  1. Treeko é o inicial do tipo Grass, baseado numa lagartixa. Suas evoluções seguintes possuem folhas espalhadas pelo corpo, e com elas conseguem usar o Signature Move**: Leaf Blade, em que suas folhas viram lâminas para atacar o oponente. O Sceptile ganhou uma Mega Evolução: o Mega Sceptile ganha Dragon-Type como segundo tipo e fica imune a ataques elétricos graças a sua habilidade;
  2. Torchic é um dos iniciais mais usados no metagame*** em sua forma final. Ele é do tipo Fire, e ao evoluir para Combusken, torna-se Fire/Fighting. Sua evolução, Blaziken, é um Pokémon baseado numa ave lutadora, e com suas poderosas pernas pode usar o ataque Blaze Kick;
  3. Mudkip é baseado numa salamandra aquática encontrada no leste dos Estados Unidos. Ele é tipo Water, e ao evoluir par Marshtomp, vira Water/Ground. Assim como a sua evolução, Swampert, o seu Signature Move é Muddy Water. Eles normalmente são encontrados em pântanos e áreas bastante úmidas. Sua Mega Evolução ficou bem mais forte fisicamente e ganhou a habilidade Swift Swim, que dobra a sua velocidade enquanto o ataque Rain Dance estiver ativo.

Sinnoh:

  1. Turtwig é um Pokémon cágado do tipo Grass. Quando evolui, além de ficar maior (óbvio), ele ganha uma aparência mais defensiva. Ao evoluir para Grotle, ele perde seu "galho" na cabeça e ganha dois arbustos nas costas. Enquanto ainda é Grotle, Pokémon selvagens comem os frutos que nascem em suas folhas, e ao evoluir para Torterra, alguns Pokémon passam a viver na árvore de seu casco. Torterra ganha o tipo Ground, tornando-se um Pokémon Grass/Ground;
  2. Chimchar é um Pokémon primata do tipo Fire. Suas evoluções Monferno e Infernape também são primatas do tipo Fire/Fighting. Ao evolui, o pequeno Chimchar ganha uma aparência mais ofensiva e ganha uma cauda com a ponta, que a usa para manter seu oponente afastado. Infernape perde as chamas em sua cauda, mas ela vai direto para a sua cabeça e nunca se apaga;
  3. Por fim, temos o Piplup, o pequeno pinguim tipo Water de Sinnoh. Ao evoluir para Prinplup, seus braços tornam-se nadadeira e fortes o suficiente para derrubar árvores. E Empoleon, seu último estágio, ganha o tipo Steel e suas asas ganham um contorno azul e três garras. Ele usa suas asas para cortar blocos de gelo e atacar aqueles que ferem o seu orgulho.
Nenhum inicial de Sinnoh ganhou Mega Evolução até o momento.


Unova:

  1. Snivy é um Pokémon baseado numa cobra-cipó. Ele e suas evoluções são apenas do tipo Grass, e ao longo de suas evoluções ele vai perdendo seus membros. Servine possui pernas e braços bem pequenos, mas mesmo assim é um Pokémon bastante rápido. Ele costuma se esconder nas folhagens espessas para evitar ataques do seu oponente. Sua evolução, Serperior, não possui braços ou pernas e só ataque seu oponente com força total quando seu oponente não se incomoda com seu olhar penetrante;
  2. O Tepig é o inicial do tipo fogo, e pra variar, ganha o tipo Fighting ao evoluir para Pignite. De uma aparência fofa e indefesa, Tepig vira o forte Pignite, que vira bípede e possui fogo em seu estômago. Emboar, seu último estágio, é ainda mais assustador. Ele usa sua força e velocidade para atacar seus oponentes com ataques de mestre de luta. Porém, ele também pode cuspir fogo em seus alvos;
  3. Oshawott é o inicial lontra marinha do tipo Water. Ele carrega uma concha chamada Scalchop e a usa para atacar seus oponentes e cortar berries. Sua evolução Dewott possui duas Scalchop presas em sua perna, e assim como Oshawott, as usa para atacar seu alvo. Por fim, Samurott, a última evolução do Oshawott, perde suas Scalchop, mas ele acaba ganham duas Seamitars, que as usa como numa batalha de espadas.

Kalos:

  1. Chespin é o único inicial do tipo Grass que não é baseado num réptil. Ele possui um casco que protege sua cabeça e suas costas de ataques fortes. Ao evoluir para Quilladin, sua armadura protege quase todo o seu corpo. Ele odeia entrar em combates, usa seus espinhos para afastar os inimigos. Chesnaught, a forma evoluída do Quilladin, é capaz de parar a explosão de uma bomba quando fica no modo defensivo. Seu Signature Move é o Spiky Shield, que o protege de ataques físicos;
  2. Fennekin é o Pokémon de fogo baseado num Feneco, uma raposa do deserto. Ao evoluir para Braixen, ele ganha uma aparência de bruxo, quebrando a tradição dos iniciais Fire/Fighting. Braixen é puro Fire-Type, e ao evoluir para Delphox, ganha o tipo Psychic. Delphox carrega um galho que usa como uma varinha mágica. Ao olhar para a chama de sua varinha, ele pode alcançar um estado de espírito capaz de enxergar o futuro;
  3. Froakie é o inicial do tipo água da região de Kalos. Ele é baseado numa rã, e por isso é capaz dar saltos muito altos. Sua forma evoluída, Frogadier, consegue subir em torres de 2.000 pés em um minuto e jogar pedras revestidas de bolhas num alvo que esteja num raio de 100 metros. Greninja, baseado também num ninja, usa seus movimentos rápidos para confundir o seu inimigo. Ele é o inicial de água mais rápido.

ALGUMAS CURIOSIDADES

  • O inicial de Pokémon Yellow é o Pikachu, e não Charmander, Squirtle e/ou Bulbasaur. E ele não pode evoluir;
  • Clefairy era pra ser o inicial do Ash no anime, mas como o Pikachu se tornou mais popular, a substituíram pelo roedor elétrico;
  • No anime, seu Pokémon inicial pode ser um Pokémon Selvagem que você fez amizade;
  • Todos os Iniciais do tipo Grass possuem a habilidade Overgrow, assim como os Fire possuem Blaze e os de Water possuem Torrent. Ela faz com que os ataques do tipo primário do inicial recebam um bônus de 50% a mais de dano quando eles estão fracos (1/3 de seu HP total);
  • Bulbasaur é o único inicial em primeiro estágio que possui dois tipos;
  • Os Pokémon do tipo Grass são baseados na linha evolutiva dos animais (répteis/dinossauros -> mamíferos);
  • Todos iniciais do tipo Fire são baseados nos animais do Zodíaco Chinês;
  • Os iniciais de Kanto são os únicos que aparecem em mais de uma PokéDex Regional;
  • Em Kalos, ao derrotar o Professor Sycamore, você pode escolher um dos iniciais de Kanto para receber;
  • As formas finais dos iniciais de Kalos são baseadas em: Cavaleiros (Chesnaught), Bruxos (Delphox) e Ninjas (Greninja);
  • Apenas os iniciais de Kanto e Hoenn possuem Mega Evoluções;
  • Charizard é o único inicial com duas Mega Evoluções. Além dele, o único Pokémon que também possui duas Mega Evoluções é o Mewtwo;
  • Depois de ter sido alvo de piadas por vários anos, Charizard enfim ganhou o tipo Dragon (e perdeu o tipo Flying) ao Mega Evoluir para Mega Charizard X;

------------------
*No anime foi mostrado que quando o laboratório do Professor Pokémon da região fica muito longe da cidade em que o treinador mora, ele pode ir até um Centro Pokémon para receber seu Pokémon Inicial.
**Signature Move é um ataque característico de um Pokémon, e que em alguns casos, é exclusivo deste Pokémon;
***Metagame é o modo competitivo dos jogos de Pokémon.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Guilherme Costa
Fundador do Pokémon Center, estudante de Publicidade e Propaganda e designer gráfico wannabe. É Pokémon Professor e possui um Monofairy (para singles) apelidado de Travesteam, e o seu objetivo deste ano é fazer uma versão para Doubles.

    Blogger Comment

2 comments: