Smogon: entenda como funciona

Olá jovens, me chamo Mateus e sou um dos novos analistas competitivos aqui do Pokémon Center. Para começar meus trabalhos aqui no site, decidi fazer uma série de matérias que se aprofunde um pouco mais no metagame da Smogon University. Para quem ainda não sabe, a Smogon é uma das maiores comunidades não oficiais de pokémon competitivo, e de lá saem as regras utilizadas em vários torneios. Dito isso, esse texto existe para informar - e por que não servir de referência - de como funciona essa forma de batalhar.

Mais polêmica que uma piada antiga e sem graça
Smogon é um site que foi criado em 2004 voltado para as batalhas mais competitivas de pokémon. Com suas regras próprias e várias divisões que separam os monstros por sua “viabilidade” e frequência de uso e possui uma influência enorme no cenário competitivo. Deixo aqui o lembrete que algumas pessoas esquecem: as regras usadas nesse formato não são oficiais, sendo apenas impostas em alguns formatos de seu próprio simulador, o Pokémon Showdown. Então não se esqueça que o importante realmente é se divertir, se o cenário competitivo não é sua praia, relaxe, existem muitas outras formas de interagir com nossos queridos monstros de bolso.

Fórum e Controle de Qualidade

Acessando o site e olhando por cima você pode facilmente ver um site com divisões pré estabelecidas de Pokémon e formas de batalhas autoritárias, mas apenas uma rápida visita ao fórum dos "smogoners” para descobrir que não é bem assim. Os sets feitos para cada pokémon e posteriormente disponibilizados em sua própria pokédex são testados pelos usuários que se dispõem a criar análises que são discutidas e atualizadas através de discussões mediadas por membros mais experientes da comunidade.
Informação não vai faltar
Esse processo de chama Quality Control (Controle de qualidade) e visa deixar em evidência os sets mais eficientes de cada pokémon. É um trabalho constante já que as divisões estão sempre mudando e novos truques e estratégias sendo descobertos. Os fóruns em geral possuem caráter bem educativo, a seção de cada tier possui diversos tópicos discutindo os mais diversos tipos de estratégias, movesets diferentes e até competições internas de construção de equipes.

DA RULES

Agora vamos as regras. De acordo com a Smogon, suas regras tem como intenção eliminar o fator sorte das batalhas e fazer com que o melhor treinador leve sempre a vantagem, por isso ataques como Double Team e Minimize são banidos de suas tiers. Claro que são apenas tentativas, já que Pokémon é e sempre será um jogo com um fator sorte muito alto já que a maioria dos movimentos possuem algum efeito secundário ou chance de errar, sem falar no melhor amigo ou inimigo de qualquer treinador, os critical hits. 

Além da proibição de ataques que bagunçam a acurácia (adoro essa palavra), movimentos como Sheer Force que causam o One-hit-KO também são proibidos. As outras regras comuns são a Cláusula de espécies que proíbe o uso de dois pokémon com o mesmo número na pokedex e a Cláusula do sono que impede (no simulador) que um treinador cause sleep em mais de um monstro do oponente. Cada tier em particular também pode possuir banimentos específicos em certas habilidades, items ou ataques.

Divisões e Testes

Após o fator sorte, o outro problema de tentar criar regras com Pokémon é o equilíbrio. São mais de setecentos monstros que vão de Mewtwo e Rayquaza até Lumineon e Ledian, a diferença de poder ai é gritante. A solução da Smogon é categorizar cada pokémon baseado no quanto este é usado, tomando como fonte as estatísticas do Pokémon Showdown. O termo tier que já usei anteriormente no texto é o resultado dessas estatísticas, separando os pokémons mais fortes e comuns daqueles mais frágeis, que por sua vez poderão ter sucesso em um grupo mais adequado.


Quando um pokémon começa a se mostrar forte ou centralizador (limita a construção das equipes por sua existência) demais para sua tier, a Smogon realiza o chamado Suspect Test. Que é exatamente o que o nome diz, um teste em algum pokémon feito no Showdown e em uma discussão no fórum aonde se discute os motivos ou não para o banimento da criatura em questão. Após o período de testes é feita a votação com quem conquistou a pontuação necessária no simulador, ou seja, qualquer um já que a pontuação é feita de uma forma que beneficia quem vence muitas batalhas mas se você quer votar mesmo sem ser um mestre precisa apenas participar de mais disputas. 

Neste momento várias tiers estão em processo de teste, Mega Metagross está sendo testado na tier OU, Mega Steelix e Heliolisk na NU, Kecleon e Tauros na PU e Pangoro e Moltres na RU. Cada treinador interessado pode participar e deixar suas explicações pró ou anti banimento. E também mostra como o processo de construção dessas camadas é constante, já que uma habilidade nova (Serperior e Dragalge te esperam, Feraligatr) pode causar um incrível salto de viabilidade.
Observando os haters
Antes que digam que estou babando a “Universidade Smogon” lembro aos envolvidos que estou tentando apenas explicando como funciona o sistema deles. Inclusive pelo o que li foram feitos esforços conscientes para deixar o fórum um lugar mais amigável - o que nem sempre é bem sucedido - recentemente. A Smogon está longe de ser perfeita, mas é de graça criar uma conta e começar a discutir o que poderia ser melhor. A única verdade aqui é que existe um esforço consciente dessa comunidade para tentar criar um semblante de equilíbrio no caos que seria um metagame sem regras de pokémon... que por sinal de chama Anything Goes graças ao Mega Rayquaza que quebrou os Ubers.

Por fim, deixe sua sugestão! Faltou explicar ou aprofundar em alguma aspecto, quer dar sua opinião em algum tópico? Por favor se sinta livre para deixar um comentário e fique atento por que vai vir bem mais de onde esse saiu.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Blogger Comment

2 comments:

  1. uma pergunta ,ensina nós a fazer um site igual o pokemon showdown (para min gostaria da parte da pokedex) por favor agradeceria

    ResponderExcluir
  2. uma pergunta ,ensina nós a fazer um site igual o pokemon showdown (para min gostaria da parte da pokedex) por favor agradeceria

    ResponderExcluir