Pokénálise #001 - O gigante acordou: Aurorus

Majestoso até dizer basta

Começamos com uma introdução ao "estilo" Smogon de batalhar pokémon, depois passamos para a análise da mais recente tier desse formato. Continuando dentro da PU, hoje é dia de conhecer melhor o pokémon Tundra, Aurorus. Esse gigante de gelo baseado no Amargasauro é um dos meus monstros favoritos dentre os introduzidos em X&Y. Aurorus e sua pré-evolução, Amaura são um dos dois fósseis que podem ser obtidos em Kalos e possuem os tipos Pedra e Gelo. Essa tipagem é uma faca de dois gumes, que faz com esses pokémons possuam uma ótima combinação ofensiva mas também acabam por ter um dos piores tipos defensivos de todos.

Por suas dificuldades em se defender e também sua baixa velocidade (58 de base) Aurorus se encontra, como mencionado, na tier PU, mas nessa divisão encontra bastante sucesso com o devido apoio. Aurorus funciona majoritariamente como um pokémon ofensivo, já que possui um bom special attack e um movepool bastante diversificado, além de sua ótima habilidade - que transforma ataques tipo Normal em Gelo e aumenta seu poder - Refrigerate. Aurorus é um pokémon capaz de criar enormes buracos em equipes adversárias despreparadas, vamos ao sets.

Faça feito o Camus e congele seus adversários com um Esquife de Gelo... ou Freeze Dry

- Trovão Aurora
Nature: Timid
EV's: 252 SpA / 252 Spe / 4 HP (lvl 50) ou 4 Def (lvl 100)
Item: Life Orb/Focus Sash

Moveset:
- Rock Polish
- Hyper Voice
- Freeze Dry
- Earth Power

Como usar: 
Esse Aurorus deve ser guardado para o final da batalha e usado para tentar finalizar seu oponente. Timid é a nature mais indicada por que o nosso querido dinossauro precisa de toda a velocidade que conseguir. Rock Polish é o diferencial dessa estratégia, aumentando a velocidade de Aurorus em dois estágios e transformando nosso letárgico amigo em uma espécie de híbrido entre um dinossauro e Usain Bolt.

Hyper Voice é o ataque principal pois recebe o acréscimo do Refrigerate sendo assim o movimento mais potente, Freeze Dry recebe STAB, é super efetivo em pokémons aquáticos e Earth Power atinge metálicos e pedras que podem tentar estragar sua festa. Dark Pulse e Ancient Power são opções, mas são inferiores, e assim como Psychic só devem ser utilizados para cobrir possíveis fraquezas de seu time ou explorar uma fragilidade previamente conhecida do adversário. A Life Orb é o item mais comum e aumenta consideravelmente a ofensividade de Aurorus, mas Focus Sash pode salvar uma partida especialmente considerando sua fragilidade, essa escolha depende mais de seu estilo como treinador.

Ou você pode ser que nem a Elsa e vencer com sua Hyper Voice

Aurorus tem uma relação de amor e ódio com entry hazards, em especial Stealth Rocks. Não é ideal que ele seja forçado a entrar no combate repetidas vezes por causa de seu tipo e as pedras só pioram a situação, então companheiros de equipe que se livrem delas são vitais. Por outro lado, qualquer tipo de hazards do lado do oponente aumenta consideravelmente a capacidade de Aurorus de conseguir derrotar adversários. Os EV's maximizam o potencial ofensivo, mas também especifiquei os pontos adicionais para garantir o máximo de "entradas" possíveis com Stealth Rocks em campo, que muda dependendo do nível em que o pokémon esteja.

- Pó de Diamante ou Outras Opções:

- O mesmo set com Stealth Rock ao invés de Rock Polish pode ser muito eficiente já que vários defoggers e rapid spinners são atingidos super efetivamente por Aurorus.

- Choice Specs transforma Aurorus em um tanque, batendo com muita força em qualquer oponente, mas exige boas escolhas do treinador antes de escolhas a qual ataque se prender.

- Aurorus focado no ataque físico com Return, Stone Edge, Earthquake e Zen Headbutt (entre outras opções) pega muitos adversários de surpresa, mas uma Choice Band é quase uma obrigação já que base 77 de ataque não é muita coisa mesmo com Refrigerate.

- Reflect, Light Screen, Thunder Wave, Dragon Tail e Roar. São outras opções, mas com os problemas defensivos que possui Aurorus funciona melhor quando focado no ataque.

- HYPER BEAM. Por que é divertido demais.

MELHOR. ATAQUE.




Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário