Pokéanálise #003 - Manaphy


It's been three thousand years. Pode parecer uma miragem, mas não abandonei o querido Pokémon Center nem as análises. Agora que voltei, trago um 'mon que por algum motivo acho que muitos esquecem que existe no cenário competitivo, mas é um verdadeiro destruidor de equipes. Manaphy.

A primeira impressão que passa é que Manaphy seria apenas mais um dos lendários fofinhos com 100 em todos os stats, sendo um pokémon incrivelmente versátil, mas ao mesmo tempo limitado no metagame da Smogon. Por mais que isso seja verdade até certo ponto, o guardião do mar de Sinnoh possui um ataque que o transforma em uma das maiores ameaças a qualquer equipe que não esteja preparado para lidar com tamanho poder. Tail Glow.

O “príncipe do mar” reside confortavelmente na tier OU, onde funciona especialmente bem em condições de chuva também conhecidas como Recife em julho. Se usado ofensivamente, Manaphy terá várias oportunidades para brilhar graças a suas boas defesas e seu tipo água, que garantem com que possa resistir vários ataques além de assustar adversários, facilitando o uso de Tail Glow.

Sim, esse docinho de coco vai te destruir 

Vamos aos sets mais comuns:

Manaphy tem uma cauda?

Item: Leftovers
Ability: Hydration
Nature: Timid/Modest
EVs: 96 HP/252 SpA/160HP
- Rain Dance
- Tail Glow
- Scald
- Escolha o seu veneno: Psychic, Ice Beam, Energy Ball / Rest   

A melhor escolha contra times mais defensivos, Rain Dance com Hydration impede que Manaphy seja castigado por qualquer tipo de status e ainda tenha uma forma confiável de se recuperar usando Rest. Além disso a chuva aumenta ainda mais o poder de Scald, que se for combinado com um Tail Glow castiga os oponentes como um canhão. Ice Beam para tipos grama em geral, Energy Ball para outros aquáticos e Psychic caso Mega Venusaur seja seu inimigo número 1.

Sendo Timid, esses EV’s permitem que Manaphy seja mais rápido que outros mons com base 100 de speed com natures neutras e alguns mais lentos com natures positivas. Leftovers e o investimento em HP para que Manaphy sobreviva a maior quantidade de tempo possível enquanto demole as equipes adversárias. Os EV’s, obviamente, podem ser modificados dependendo de sua preferência e do restante do time.

Death and Destruction

Item: Lum Berry/Leftovers/Life Orb
Ability: Hydration
Nature: Timid/Modest
 EVs: 252 SpA/252 Spe/ 4 HP
- Tail Glow
- Scald/Surf
- Ice Beam
- Energy Ball/Grass Knot/HP Fire

Esse pequeno polegar é para você que é mais agressivo. Sem a chuva (a não ser que Politoed esteja no time) a Lum Berry pode ser bastante útil contra oponentes que queiram anular Manaphy com algum status. Leftovers tem o mesmo propósito de ajudar na longevidade e Life Orb é para quem quer esburacas o time adversário de vez, mas fica aqui o aviso para ter MUITO mais cuidado com a durabilidade de seu Manaphy. Algum apoio com Wish, Heal Bell ou screens pode ser bem útil.

Por esse Manaphy ser naturalmente mais ofensivo, o tradicional 252 SpA/252 Speed pode servir, com Modest ou Timid dependendo se velocidade ou poder são suas prioridades. No entanto, os EVs do set anterior também funcionam perfeitamente. O objetivo aqui é entrar limpamente no campo, ganhar o +3 no Special Attack e arrumar uns bons nocautes. HP Fire serve se Ferrothorn for um problema maior para seu time do que outros pokémons tipo água, os outros ataques são a cobertura tradicional.

Contra um Manaphy as vezes é melhor aceitar logo

Piores inimigos de Manaphy:

  • Mega Venusaur e Ferrothorn – HP Fire e Psychic são os ataques menos comuns em Manaphys justamente por serem as únicas soluções para esses pokémons, o problema é que sem esses movimentos Manaphy tem muita dificuldade em passar por eles se não sofrerem danos anteriores ou seu Special Attack ainda esteja no neutro;
  • Pokémons mais rápidos – Manaphy não é lento, mas também não é o Flash. Portanto, velocistas com alguma força podem se aproveitar de danos prévios causados a seu Manaphy, especialmente se forem elétricos como Mega Manectric, Raikou, Thundurus, etc;
  • Dragões e imunidades a água podem ser problemas caso Manaphy não tenha os ataques necessários para lidar com eles, por isso é bom sempre ficar atento ao ver um desses no time do oponente;
  • Clefable com a habilidade Unaware – que ignora os boosts do Tail Glow – pode ser um problema, especialmente se tiver Calm Mind. Nesse caso o jogo vira, queridinha, e Manaphy se torna um alvo fácil para Clefable acumular Calm Minds e potencialmente arruinar sua vida.

Outras opções:

  • Um set defensivo com Calm Mind, Rest e Rain Dance pode fazer Suicune virar um amador nessa estratégia;
  • Substitute também é uma opção extremamente válida nos sets com Tail Glow e pode definir uma batalha se utilizado no momento correto;
  • Manaphy também tem base 100 de ataque, além de aprender U-Turn e Knock Off, dois dos melhores ataques utilitários do jogo. Um set defensivo pode se beneficiar muito disso;
  • Acid Armor. Viva para sempre.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário