PokéDex

A PokéDex (ポケモン図鑑 illustrated Pokémon encyclopedia), também conhecida como Poké-Agenda, é uma enciclopédia digital criada pelo Professor Oak capaz de guardar e reter informações dos vários Pokémon do mundo e é uma ferramenta de valor inestimável para os treinadores. Ela fornece informações sobre todos os Pokémon que contém em seu banco de dados. A fim de cumprir o objetivo do Professor Oak de um banco de dados completo de Pokémon, a PokéDex é projetada para encontrar e gravar dados em cada Pokémon que o treinador encontrar. Os Pokémon são adicionados ao banco de dados da PokéDex por simplesmente serem encontrados em batalhas ou, ás vezes, ao ser visto uma foto do mesmo. Porém, informações detalhadas só são adicionadas quando o treinador captura o Pokémon, o recebe como prêmio ou presente ou adquire por trocas. No entanto, elas são dadas somente a alguns treinadores, geralmente para os que fazem sentir ter habilidade e um potencial excepcional. Existem diferentes tipos de PokéDexes e cada uma é especial para uma região específica, porém todas podem ser atualizadas por um expert para incluir o modo Nacional, disponibilizando assim informações de outros Pokémon que não são encontrados na região.

Entradas de PokéDex tipicamente descrevem um Pokémon em apenas duas ou três frases. Podem dar informações básicas sobre o habitat ou atividades de um Pokémon na natureza ou outras informações sobre a história do Pokémon ou sua anatomia. As entradas também incluem altura, peso, choro, pegada, localização, outras formas e uma imagem do Pokémon.

File:Generation I Pokedex.png
Kanto Dex 1.0
Geração: I
Jogos: Pokémon Red, Blue, Green e Yellow
Sobre: Modelo HANDY505, as entradas são simples e cada sessão é individual e pode ser acessada diretamente da lista. A primeira e principal opção -Data-, inclui a imagem do Pokémon, seu número, nome, espécie, altura, peso e uma pequena descrição; A segunda opção -Cry- não abre uma nova tela, apenas toca o choro do Pokémon. A última opção -Area- mostra o mapa junto com locais marcados de onde o Pokémon pode ser encontrado. Se for um Pokémon que não pode ser achado na natureza, que estão disponíveis apenas uma vez, ou são achados através de pesca ou areas desconhecidas, aparecerá ma mensagem “Area Unknown”, ou area desconhecida.
Interface:


File:Pokédex GSC.png
Johto Dex 1.0
Geração: II
Jogos: Pokémon Crystal, Gold e Silver
Sobre: Modelo HANDY808, retém os mesmos elementos de seu antecessor, HANDY 501, acrescentando a pegada do Pokémon às informações. Diferente da primeira geração, selecionar um Pokémon mostra sua entrada em uma nova tela onde as outras sessões podem ser selecionadas. Isso se torna uma norma que continua para as gerações seguintes.
Interface:

File:RSE Pokédex.png
Hoenn Dex 1.0
Geração: III
Jogos: Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald
Sobre: Nada a mais foi adicionado a PokéDex, porém, a opção de choro do Pokémon ganhou sua própria página que mostra uma onda sonora quando é tocada. A parte de área mudou para areas iluminadas para mostrar onde o Pokémon pode ser achado inves de estar apenas marcado no mapa e pode mostrar a localização de Pokémon que podem ser encontrados por pesca. Uma sessão de peso foi adicionada e mostra a silhueta do Pokémon e do jogador lado a lado. Apenas em Ruby e Sapphire há um botão para navegar entre as páginas de entrada da PokéDex.
Interface:

File:Pokédex FRLG.png
Kanto Dex 2.0
Geração: III
Jogos: Pokémon FireRed e LeafGreen
Sobre: Modelo HANDY909, mostra entradas de forma diferente a de Ruby, Sapphire e Emerald. Foi a primeira a mostrar um sprite e o tipo do Pokémon na entrada assim como um menu de sprites. Porém os choros dos Pokémon foram removidos. Entradas de Pokémon da região de Kanto foram tiradas de Pokémon Red e Green para FireRed e Pokémon Silver para Fire Red e Pokémon Gold para LeafGreen Red e Blue para LeafGreen. As entradas dos Pokémon de Johto foram tiradas de Pokémon Silver para FireRed e Pokémon Gold para LeafGreen. Primeira PokéDex a mostrar as informações de Pokémon completas em uma tela só e não dividí-las em partes e isso foi levado para os jogos seguintes incluindo Pokémon Emerald.
Interface:
Resultado de imagem para pokedex fire red leaf green 

File:DP Pokédex.png
Sinnoh Dex 1.0
Geração: IV
Jogos: Pokémon Diamond, Pearl e Platinum
Sobre: Modelo HANDY910. Area, agora, pisca de formas diferentes dependendo se o Pokémon pode ser achado normalmente ou exclusivamente usando mel e o jogador pode ver as diferenças entra manhã, dia e noite. A opção de choro retorna. O peso foi adicionado a sessão de tamanho onde coloca o jogador e o Pokémon ambos em cada lado de uma balança. Na sessão de formas o jogador pod ever a diferença dadas pelo sexo do Pokémon e as formas da espécie mas apenas para formas que ele já viu.
Interface:

File:Pokédex HGSS m.png
Johto Dex 2.0
Geração: IV
Jogos: Pokémon HeartGold e SoulSilver
Sobre: mostra a lista na tela debaixo e a entrada do Pokémon na de cima. Não possui a opção para ouvir o choro do Pokémon. Selecionando “view details”, ver detalhes, o jogador poderá ver a área,tamanho e formas do Pokémon. A parte de tamanho utiliza ambas as telas e mostra tanto o peso quanto a altura do Pokémon e na opção de formas foi adicionado uma opção de comparação para ver as diferentes formas lado a lado. As entradas de Johto e Kanto foram tiradas de Pokémon Gold para HeartGold e de Silver para SoulSilver. Os jogadores agora podem coletar entradas de Pokémon estrangeiros para atualizar suas PokéDex. E apesar de ter uma arte cor-de-rosa para a versão das mulheres a interface dentro do jogo não muda.
Interface:

File:Pokédex BW art.png
Unova Dex 1.0
Geração: V
Jogos: Pokémon Black, White, Black 2 e White 2
Sobre: Similar com a de DP e Pt. É mostrada como uma lista do lado direito da tela inferior com o sprite do Pokémon selecionado ocupando o lado esquerdo. A maior parte de suas funções são similares com as da quarta geração. Invés de mostrar o tempo do dia em que o Pokémon pode ser capturado, como na Gen IV, a PokéDex mostra as estações em que pode ser encontrado. Areas em que o Pokémon podem ser encontrados piscam em vermelho e quando são clicadas mostram os métodos em que pode ser pego (caminhando por grama alta, surfando ou pescando). A comparação de altura e peso foi removida mas uma sessão mostrando as diferentes formas foram adicionada por Cedric Juniper quando o jogador visitar Mistralton City. A sessão de formas diferentes agora mostra os Pokémon shiny assim como suas formas diferentes. A opção de choro foi readicionada. Em B2W2, após derrotar Cheren pela primeira vez, Bianca irá atualizar sua PokéDex com uma lista de habitat que mostrará quais Pokémon o jogador já viu em determinado local. Em todos os quatro jogos novos “temas” podem ser adicionados ao serem baixados pelo Pokémon Global Link.
Interface:

File:XY Pokédex.png
Kalos Dex 1.0
Geração: VI
Jogos: Pokémon X e Y
Sobre: tem um formato de cartão e tem um centro holográfico que é visível quando as duas pontas são separadas. É separada em 3 categorias: Central Kalos, Coastal Kalos e Mountain Kalos, e cada categoria tem um ícone diferente no menu da PokéDex. Se o Pokémon foi pego dentro do jogo, nascido em Kalos, mesmo sendo por trocas, o Pokémon recebe o símbolo de uma das categorias, um pentágono com uma listra azul, vermelha ou branca que representam as cores da bandeira da França onde a região de Kalos foi baseada. Se o Pokémon não é nascido em Kalos e foi transferido de uma geração anterior, ele recebe o símbolo de uma Pokébola que representa os Pokémon da National PokéDex.Mais tarde quando o treinador obtiver todos os Pokémon de determinada categoria, o símbolo muda para uma coroa na tela de seleção. Na National PokéDex os Pokémon são divididos através de cores representando em que geração eles foram introduzidos: vermelho para a primeira, amarelo para a segunda, verde para a terceira, azul para a quarta, rosa para a quinta e cinza para a sexta.
Interface:

File:ORAS Pokédex.png
Hoenn Dex 2.0
Geração: VI
Jogos: Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire
Sobre: Com uma pequena diferença no design e interface, as ferramentas e sessões continuam as mesmas de Pokémon X&Y.
Interface:
File:Pokédex ORAS.png

File:479Rotom-Pokédex.png
Alola Dex 1.0
Geração: VII
Jogos: Pokémon Sun & Moon
Sobre: É uma PokéDex possuída por um Rotom que te ajuda ao decorrer do jogo mostrando como chegar ao próximo lugar para completar quests no jogo, servindo também de mapa. É dividida em 5: a PokéDex total de Alola, a Melemele PokéDex, que mostra os Pokémon da Melemele Island, Akala PokéDex, que mostra os Pokémon da Akala Island, Ula' Ula PokéDex, que mostra os Pokémon da Ula' Ula Island e Poni PokéDex, que mostra os Pokémon da Poni Island.
Interface:
Resultado de imagem para pokedex pokemon sun and moon interface

Completando a PokéDex

Completar a PokéDex é um objetivo comum entre os treinadores e traz consigo muita estima, devido à sua dificuldade, que vem aumentando devido ao fato de que são adicionados em torno de 100 Pokémon em cada geração.
File:HGSS Johto Diploma.png
As recompensas do jogo são geralmente um parabéns de avatar do diretor e um diploma, geralmente um para completar a Regional PokéDex e um para a National Pokédex. Em Emerald, o jogador pode escolher entre um dos iniciais de Johto por completar a Hoenn Dex. A conclusão da PokéDex geralmente permite que o jogador para atualizar sua/seu Trainer Card. Além disso, em Pokémon Black e White e X&Y, o diploma aparece na prateleira no quarto do jogador.

Nas gerações I a III, para a conclusão da Regional PokéDex, é rastreada por quantos Pokémon o jogador tenha pego. No entanto, em Pokémon Diamond, Pearl e Platinum, a Regional PokéDex está rastreada simplesmente por quantos Pokémon o jogador tenha visto. Em Pokémon HeartGold e SoulSilver, porém, novamente registra os Pokémon que foram capturados. Em Geração V, embora a Professora Juniper originalmente avalia Regional PokéDex do jogador com base na Pokémon o jogador tenha visto, o jogador só poderá receber apenas um diploma depois de ter capturado todos os Pokémon regionais. A conclusão da National PokéDex é sempre baseado apenas no número de Pokémon pegos.
File:HGSS National Diploma.png
Em Pokémon B2W2, o sistema é revisto para dar ao jogador mais reconhecimento no jogo de suas realizações. Uma vez que todos os Pokémon da PokéDex de Unova forem vistos, a Professora Juniper apresenta ao jogador um Permit, uma espécie de licença que permite o jogador ter acesso a Nature Preserve, uma área onde há Pokémon de levels de 1 a 100 e lar de um Haxorus shiny, pelo aeroporto de Mistralton City, já que o lugar não aparece no mapa e por isso não se pode usar Fly para chegar lá. Uma vez que o jogador tenha pego todos os Pokémon da PokéDex de Unova, Juniper lhe dará um Oval Charm, uma espécie de amuleto que aumenta as chances de um Pokémon produzir um ovo, e quando o mesmo capturar todos os Pokémon da National PokéDex, Juniper lhe dará um Shiny Charm, uma espécie de amuleto que aumenta as chances de se encontrar e chocar um Pokémon shiny.

Em Pokémon X&Y, Sycamore irá premiar o jogador com um Oval Charm ao ver todos os Pokémon na PokéDex de Kalos com exceção de Zapdos, Moltres, Articuno e Mewtwo. Ao completar a National PokéDex, o jogador receberá um Shiny Charm.

Em Omega Ruby e Alpha Sapphire, Birch irá recompensar o jogador com um Oval Charm ao ver todos os Pokémon na New Hoenn PokéDex com exceção de Jirachi. Ao completar a National PokéDex, o professor também dará ao jogador um Shiny Charm. Ainda em ORAS, os diplomas dados pelo diretor podem ser exibidos na Secret Base do jogador.
 imagens: Bulbapedia
Compartilhar no Google Plus

Sobre Amanda Pinheiro
Artista amadora, pokemaníaca, ghoul, gamer, amante do Japão, fanática por animes, solitária, tímida, chata e tsundere.

    Blogger Comment

2 comments: