Pokémon TCG: Formato para 2016 anunciado!

É comum todo ano a Pokémon Organized Play renovar o cenário competitivo de Pokémon TCG com a chamada "rotação", onde coleções antigas deixam ser oficialmente válidas em torneios para dar chance das coleções mais recentes brilharem, e fazer com que os jogadores gastem mais dinheiro  se adaptem ao novo metagame. Esta rotação costuma acontecer depois do Campeonato Mundial, mas a temporada 2015~2016 começou efetivamente no dia 13 de Julho. No entanto, a rotação ocorrerá somente no dia 1º de Setembro de 2015. Até lá, todas as expansões da temporada 2014~2015 continuam válidas.


A carta Lysandre's Trump Card (Coringa de Lysandre) continuará banida na próxima temporada. Para quem não sabe, Lysandre's Trump Card era uma carta de Apoiador (Supporter, em inglês), que fazia com que os dois jogadores embaralhassem seus descartes (Exceto outros Lysandre's Trump Card) de volta no deck. A princípio, não parece muito ruim, não é mesmo? No entanto, essa carta permitia o uso de poderosas cartas de Item/Apoiador repetidamente, bem como eliminava uma das condições de vitória do oponente (Por meio de Deck Out), fazendo com que os jogadores queimassem seus recursos com menos preocupações, e estendia desnecessariamente a duração das partidas.

O formato 2014~2015 consistia nas coleções Boundaries Crossed (BCR) e das que vieram depois. Já o formato 2015~2016 terá como base a coleção XY e todas que vieram depois. Com isso, as coleções que saíram do formato padrão foram:

- Boundaries Crossed (Fronteiras Cruzadas)
- Plasma Storm (Tempestade de Plasma)
- Plasma Freeze (Congelamento de Plasma)
- Plasma Blast (Explosão de Plasma)
- Legendary Treasures (Tesouros Lendários)
- BW: Trainer Kit
- Todas as cartas Promo BW, com as Promo XY 01 em diante sendo válidas para torneios.


E as coleções que são válidas em torneios para o formado Padrão (Standard) agora são:

- XY: Kalos Starter Set
- XY
- Flashfire (Flash de Fogo)
- Furious Fists (Punhos Furiosos)
- Phantom Forces (Força Fantasma)
- Primal Clash (Confronto Primitivo)
- Double Crisis (Crise Dupla)
- Roaring Skies (Céus Estrondosos)
- Ancient Origins (Origens Ancestrais)
- XY: Trainer Kit 
- McDonald's Collection 2014
- Cartas Black Star Promo XY 01 em diante.


Mas o que isso muda no Pokémon TCG? Nos torneios que usam o formato Padrão, muita... Mas MUITA coisa mesmo. Uma coisa da qual os jogadores vão sentir falta imediatamente é do clássico combo Hypnotoxic Laser (Laser Hipnotóxico) e Virbank City Gym (Ginásio da Cidade de Virbank). Todas as cartas Ace Spec (Cartas de Treinador, mais especificamente Item), das quais só se pode ter uma no Deck, também saíram do formato. Uma carta de ferramenta bastante usada e que também vai fazer falta é a Float Stone (Pedra Flutuante). 


Esse formato 2015~2016 também nos faz dizer adeus a cartas de Apoiador como N e Colress, assim como Ghetsis e vários Pokémon EX que eram bastante usados, como Genesect-EX, Virizion-EX, Keldeo-EX, Mewtwo-EX, Landorus-EX, Darkrai-EX, entre outros. 


O formado Estendido (Expanded), um formato alternativo para jogadores que querem continuar usando suas cartas antigas, e que é usado em alguns torneios oficiais, não sofreu alterações, continuando a ser Black & White-on. Ou seja, todas as coleções contando a partir de Black & White continuam sendo válidas para torneios que usem o formato Estendido.

Isso é tudo, pessoal! Divirtam-se (Assim como eu espero me divertir, assim que eu tiver dinheiro pra montar meu novo deck) com o novo formato de Pokémon TCG, e até a próxima!

Fontes: pokemon.com
Compartilhar no Google Plus

Sobre Derek Ferreira
Derek Ferreira é membro do Pokémon Center e atua como Newsposter, publicando as notícias

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário