Que venha a Blazikenite! + Adeus, Iwata-san

Bem... Dado a notícia que recebemos ontem, sobre o falecimento do Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, não vou fazer piadinhas toscas como sempre faço no começo de cada matéria. Melhor ir direto ao ponto, não?


O próximo desafio por Mega Pedra em Pokémon Shuffle foi anunciado. Dessa vez, será a primeira pedra dos iniciais de Hoenn. A disputa pela Blazikenite será entre os dias 20 a 27 de Julho de 2015. Ainda não há mais informações sobre que tipo de estágio será, ou a classificação dos jogadores que serão aptos a receber a pedra de acordo com a sua pontuação. A disputa ocorrerá simultaneamente em todas as regiões. Sendo assim, preparem seus melhores Pokémon do tipo água e guardem aquelas moedinhas preciosas, para comprar os bônus que podem vir a facilitar a vida de vocês durante a fase.

"No meu cartão de visitas, sou o presidente de uma empresa. Na minha mente, sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração, sou apenas alguém que gosta de jogar vídeo-games." - Iwata na Game Developers Conference em San Francisco, 2005.

A notícia da morte de Satoru Iwata pegou o mundo de surpresa. Iwata foi o quarto presidente da Nintendo, sendo o primeiro a não ter nenhuma relação direta com a família Yamauchi (Seja por sangue, seja por cônjuge. Ou seja, ele não era casado com nenhum membro da família), fundadora da empresa. 

Satoru Iwata se formou na Tokyo School of Technology, e seu primeiro jogo foi produzido em uma calculadora eletrônica. Ao perceber o quanto seus amigos se divertiam com aquele jogo absurdamente simples, sua motivação e interesse pela área dos games apenas aumentou. Ele, e um grupo de amigos, imaginando como seria produzir jogos para computadores, se juntaram em um apartamento alugado e começaram a trabalhar na empresa que um dia viria a ser a HAL Laboratory.

Quando a HAL foi contratada para trabalhar com a Nintendo, a princípio trabalhavam diretamente com o hardware, fazendo ajustes aqui, e ali. Mesmo tendo já criado alguns softwares antes, o "boom" da HAL veio com a criação do primeiro Kirby, e de seu envolvimento com Shigesato Itoi, o criador da aclamada série EarthBound (Mother, no Japão). A dedicação de Iwata à HAL o levou ao cargo de presidente da empresa, em 1993, antes de ser chamado para trabalhar integralmente na Nintendo, vários anos depois.

Iwata foi parte vital na produção de consoles como o Wii,  o sucessor Wii U, Nintendo DS, e seu sucessor, Nintendo 3DS. Também foi o produtor do primeiro Super Smash Bros., para Nintendo 64. Seu envolvimento com a franquia Pokémon foi notável. É dito que Satoru Iwata foi o responsável por escrever e codificar a engine de batalha do primeiro Pokémon Stadium (Exclusivo do Japão. O nosso primeiro Pokémon Stadium é o segundo em terras nipônicas), também para o Nintendo 64, em apenas uma semana. Também atuou como produtor nas versões seguintes da série Stadium, e em Pokémon Crystal. É o responsável por comprimir as versões Gold & Silver para que houvesse espaço para a inclusão de Kanto nos jogos. Também foi o diretor de Super Smash Bros. Melee para Nintendo Game Cube. 


Ele assumiu a presidência executiva da Nintendo em 2002, quando Hiroshi Yamauchi se aposentou.


Satoru Iwata faleceu no dia 11 de Julho de 2015, aos 55 anos de idade. A causa foi um câncer nas vias biliares, um problema raro, mas que infelizmente, costuma ser fatal. Iwata já havia se afastado antes para tratar da doença, inclusive deixando de aparecer na E3 de 2014 para remover um tumor nas vias biliares. Em seu lugar, Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda estão servindo como diretores da Nintendo até que um novo presidente seja escolhido.


Isso é tudo. Até a próxima, pessoal.

Fontes: serebii.net, Bulbapedia, IGN
Compartilhar no Google Plus

Sobre Derek Ferreira
Derek Ferreira é membro do Pokémon Center e atua como Newsposter, publicando as notícias

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário