"Broken, uncompetitive, unhealthy": Smogon esclarece dúvidas sobre suas 'tiers'

Embora sempre polêmica, a Smogon é a maior comunidade de Pokémon competitivo fora do formato oficial, o VGC. No último ano em particular, o grupo tem trabalhado para esclarecer seus conceitos, fortalecer seu metagame e criar um ambiente mais claro para os jogadores. O último passo nesse caminho conturbado veio com uma atualização sobre a política de divisão (ou "tierização", se quiser aportuguesar o termo em inglês) da Smogon.

O texto teoricamente vale apenas para a tier OU - já que foi o conselho dessa tier que publicou essa atualização - mas pode facilmente ser aplicado para os outros grupos da hierarquia da Smogon. A intenção do artigo é esclarecer o que limita, quais os objetivos e propósitos e o que certos termos realmente significam - nesse caso, jargões como "broken" ou não competitivo que são usados sem clareza - quando discutindo o uso de pokémons, items e estratégias dentro do cenário do grupo.
A post se encontra na íntegra neste link e se divide em três temas: As premissas na política de 'tiering', Definições para o tiering e os objetivos da Smogon. É uma leitura densa mas que explica em extremo detalhe todos os três tópicos, e acaba sendo uma leitura muito interessante para se ter noção da complexidade da comunidade na procura por um cenário que beneficia o melhor treinador, na visão da comunidade.

Vale sempre lembrar que, tudo o que está no post, nesse texto, e as regras da Smogon como um todo servem apenas para quem decide escolher esse modo de jogo, embora amplamente utilizadas.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Blogger Comment

1 comments:

  1. VGC > Smogon
    Devia nem existir isso de comodismo, a n ser que seja for fun, no máximo!

    ResponderExcluir