Os velhos brinquedos novos da I Geração em Pokémon Sun & Moon

Com o hype da Geração 7 (!!) ainda no ar, um detalhe acabou passando relativamente desapercebido por alguns, que será possível transferir seus queridos pokémons das versões do virtual console de Red, Blue e Yellow para Moon & Sun.
Claro, existe muita incerteza em relação a como esse processo irá funcionar, afinal de contas, em RBY não existem IVs (apenas uma versão alternativa chamada DV), EVs são calculados de forma diferente, Special Attack e Special Defense são um stat só, habilidades não existem e natures também não. Nem gênero e shinies os pokémon possuem.
A forma mais provável que essa mudanças sejam repassadas para os novos jogos seria através da velha e boa sorte. Randomizar ou aplicar alguma fórmula para os IVs e EVs seria o mais sensato, com o restante também sendo jogado no liquidificador.
Isso, em teoria, faria com que esses pokémons fossem relativamente inúteis no cenário competitivo, com o treinador precisando de muita sorte pra conseguir um pokémon viável. Mas a gente sabe que sorte nesse caso se chama hackear tudo. Outro fator a considerar é que, nas regras do VGC 2016, não seria possível utilizar esses pokémon, já que precisam ter o "pentágono azul", provando que foram obtidos em XY ou ORAS.
Levando em conta que não sabemos de nada, a Game Freak pode muito bem fazer com que esses 'mons fiquem limitados em termos de habilidade e IVs, fazendo com que dessa forma eles realmente não pudessem ser "perfeitos" e limitando os hackers, vamos fazer um joguinho do que mudaria no cenário competitivo.


IT'S A ONE HIT KNOCK OUT

O Tauros do Ash vai poder usar Fissure de novo

A parte mais legal também é a que não seria utilizada nos maiores formatos (Smogon e VGC) já que um bane os "one-hit knock outs" como Guillotine e o outro, como explicado anteriormente, requer que o pokémon seja da geração atual. No entanto, RBY possuem TMs para os ataques Fissure e Horn Drill


Quem aprende exclusivamente em RBY: 
  • Horn Drill (TM 07) - Dewgong, Tauros, Omastar, Dragonair, Dragonite, Mew.
  • Fissure (TM 27) - Charizard, Blastoise, Ekans, Arbok, Sandshrew, Sandslash, Nidoqueen, Nidoking, Poliwhirl*, Poliwrath*, Machop, Machoke, MACHAMP*, Geodude, Graveler, Golem, Slowpoke (Slowking), Slowbro, Onix (Steelix), Cubone, Marowak, Rhyhorn, Rhydon, Kangaskhan, Tauros e Mew.
Desses, o destaque fica para Machamp, que com a abilidade No Guard terá acesso a Fissures com 100% de acerto, e os dois Polis, capazes de aprender em outras gerações o ataque Mind Reader, que combinado com Fissure também tornaria o ataque impossível de errar. Pena que o único formato que aceitaria esses combos seria o "Anything Goes", também conhecido como vale tudo. (saudade Tim Maia).

Reflete eu, reflete tu, reflete todo mundo nesta...

A cara de quem não vai morrer NUNCA. 
Oras, Reflect é um TM que ainda existe, bastante comum inclusive. O que teria de tão especial nele? Bem, o TM 33, na primeira geração, era uma unanimidade. Encontrado em seu habitat natural (Celadom), Reflect pode ser ensinado para quase todos os 151 originais, isso inclui ZAPDOS, MOLTRES, Snorlax, CHANSEY (!!!!!! [e por consequência BLISSEY!!!!!!]), PORYGON (consequentemente PORYGON 2!!!!!!!!!!!), Lapras, Gyarados, Slowbro (!), Cloyster (!), Vileplume, Ninetales, Arcanine, os Nidos, os iniciais (Mega Venusaur com Reflect alguém me salve), etc.

Basicamente qualquer pokémon que não seja Magikarp, os insetinhos (Beedrill, Butterfree, os Venos, e os Paras aprendem), Rhyhorn e Rhydon, Kangaskhan, Pinsir, e os que a equipe Rocket utiliza, Spearow, Fearow, Horsea, Seadra e os lutadores. Ou seja, imagine as aves com Roost, as enfermeiras Joy com Softboiled e os vírus com Recover e chore, pois é o que vai acontecer pra quem joga pela Smogon ou outros formatos que permitam transferência de golpes.


Outras graçolas


Aquele momento quando você percebe que...
Body Slam, o equivalente normal e paralisador do melhor ataque do jogo (Scald) também é TM apenas nos originais, e pode ser uma adição muito interessante, sendo acessado por quase tantos pokémon quanto Reflect (Sheer Force Tauros com Body Slam sim ou com certeza?). A única diferença é que Move Tutors da terceira geração já disponibilizam o ataque para a primeira geração, mas pela transferência para Sun & Moon será mais fácil de realizar.

Tri Attack pode ser ensinado para Chansey. Um STAB especial que pode causar status parece algo bem demoníaco para essa família ter. Alakazam, Slowbro, Wigglytuff e Clefable também podem se beneficiar do ataque.
Teleport: A ideia de me teletransportar em meu Butterfree, Electabuzz, Arcanine (SÉRIO), entre outros me parece divertida.

Self-Destruct: Tick. Tick. Tick. Tick. Tick. BOOM. Lá se vai seu Snorlax, ou seu Muk, ou seu Cloyster, ou seu... Gengar?

Você também pode dar uma olhadinha na lista de TMs, ou até dos movesets originais (e ficar triste com o verdadeiro nada que os pokémon aprendiam antigamente) e descobrir algo legal. Que velho brinquedo novo você espera que afete mais a nova geração?
Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Blogger Comment

1 comments:

  1. Mega Kangaskahn com Body Slam... Muito louco! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir