Felicidade


A amizade (なつき, degree of emotional attachment, grau de apego emocional), também referida como a domesticação no Pokémon Stadium 2 e comumente chamada pelos fãs de felicidade, é a medição do quanto um Pokémon é apegado ao seus treinador e gosta de estar sobre os seus cuidados.
Primeiramente introduzida na Pokémon Yellow apenas para o Pikachu do jogador e expandida para cobrir todos os Pokémon na segunda geração, a felicidade afeta a evolução de certos Pokémon, o poder dos ataques Return e Frustration e a disponibilidade de alguns itens e medalhas in-game.
Alguns eventos podem aumentar o apego de um Pokémon ao seu treinador, como ganhar levels, caminhar uma certa quantidade de passos, ou diminuir, quando o Pokémon desmaia ou usando uma herbal medicine, itens (Heal Powder, Energy Powder, Energy Root e Revival Herb) introduzidos na segunda geração que podem recuperar o HP, condições de status ou quando o mesmo desmaia.

 Primeira Geração


 Um protótipo do sistema de felicidade que é usado nos jogos atuais foi introduzido na Pokémon Yellow, o último jogo da saga principal da primeira geração. Tal como o sistema atual, seu valor varia entre 0 e 255 e este valor era apenas aplicado ao Pikachu que o protagonista adquiria como inicial no jogo ou um Pikachu que tivesse o mesmo OT e Trainer ID que o do jogador, em suma, qualquer Pikachu que seguisse o jogador).
Pikachu começa com sua amizade em 90 e isso é escrito na memória do jogo assim que o jogador começa um novo jogo, mesmo antes dele ou dela conseguir o Pikachu.
Diferente de todos os jogos seguintes (com exceção de Pokémon HeartGold e SoulSilver), já que o Pikachu fica fora de sua PokéBall, o jogador pode interagir com ele em qualquer momento já que ele o segue o tempo todo. Pikachu indicará sua amizade através de uma pequena janela que aparece. Quando a mesma atinge o máximo, Pikachu irá ficar pulando de felicidade rodeado de corações.
Há 5 tipos de emoções especiais (‘wink’, ‘fishing’, ‘puzzled’, ‘refusal’, ‘thunder’) que Pikachu pode ter, quando acontecem certos tipos de eventos no jogo e eles não afetam a amizade do mesmo. Por exemplo, quando você vai pescar e em seguida falar com ele, ele sempre aparecerá com a cabeça escondida dentro de um balde.
Assim como toda geração a partir da segunda, a amizade de Pikachu aumentará quando ele aumentar de level ou quando o mesmo usar itens de cura, e diminuirá se ele desmaiar, se for depositado no Pokémon Storage System, um mecanismo não usado mais nos jogos futuros, ou for trocado.
A amizade não afeta o gameplay significantemente, o único efeito é se uma garota em Cerulean City lhe dará o Bulbasaur ou não, o que só acontecerá se Pikachu tiver uma amizade com um valor de 147 ou mais.

Felicidade
 0 a 99
100 a 199
200 a 255
Evento
Mudança
Ganhar um level
+5
+3
+2
Usar um item que recupera HP/Condição de status diferente de Full Heal ou Vitamin
  +5
+3
+2
Ensinar ao Pikachu um TM ou HM
+1
+1
0
Desafiar um Gym Leader
+3
+2
+1
Ser depositado no Pokémon Storage System
-3
-3
-5
Desmaiar
-1
-1
-1
Trocar
Afeta a amizade

Qualquer item sem ser TM ou HM vai fazer a felicidade de Pikachu aumentar mesmo que não tenha nenhum efeito ou não for consumido. Por exemplo: tentar usar um Potion mesmo quando ele está com HP no máximo ou desmaiado. Outro glitch também achado no jogo é o fato de que Full Heal não aumenta a amizade do Pikachu mas outros itens que recuperam status sim. Esses bugs foram consertados na segunda geração.

 Segunda geração


 Diferente de Pokémon Yellow, o sistema agora foi reformulado e expandido para rastrear a amizade de cada Pokémon que o treinador tiver e, como antes, tendo seu valor variando entre 0 e 255.
A amizade é setada quando um Pokémon é trazido para o controle de um treinador, por exemplo, capturado na natureza ou trocado de outro jogo (e setada para 70). Quando um Pokémon é chocado no jogo, sua amizade é setada para 120 e se for capturado por uma Friend Ball, diferente de qualquer outra pokébola, seu valor é setado pra 200.
Outro mecanismo de amizade que foi introduzido na segunda geração é que ela pode afetar a evolução de certos Pokémon, o que continuou até as gerações presentes. Evoluções baseadas na evolução ocorrem quando a mesma está com um valor de 220 ou maior e pode ser checada pelo friendship checker em Goldenrod City.

Amizade
0 a 99
100 a 199
200 a 255
Evento
Mudança
Andar 512 passos
+1 (mesmo depois de desmaiado)
Groomer¹, Daisy²
+3
Groomer, irmão mais velho cabeleireiro³
+5
+3
+1
Groomer, irmão mais novo cabeleireiro
  +10
+3
+1
Usar vitaminas
+5
+3
+2
Ganhar um level
+5
+3
+2
Desafiar um Gym Leader ou Elite Four
+3
+2
+1
Desmaiar
    -1
Usar um Energy Powder
    -5
Usar um Heal Powder
    -5
Usar um Energy Root
    -10
Usar um Revival Herb
    -15
Reseta para 70

Groomer¹: Um Pokémon Groomer é uma pessoa que trata o seu Pokémon para aumentar a felicidade de um Pokémon lhe dando tratamento especial para lhe trazer seu melhor. Os tratamentos podem incluir massagens ou tratamentos de spa. Foram primeiramente vistos na segunda geração e vem aparecido nas gerações posteriores. Normalmente, os serviços de um groomer são disponíveis para um Pokémon por dia.

Daisy²: é a irmã mais velha de Blue e também neta do Professor Oak. Nas primeiras gerações quando ela ainda Morava em sua casa em Pallet, ela tratava o Pokémon do jogador entre 3:01 e 4:00 da tarde e aumentava grandemente sua felicidade assim como o beauty stat que só poderia ser visto em Diamond, Peart ou Platinum em diante.
Haircut Brothers³: são tratadores, cabeleireiros, em Pokémon Gold e Silver e em seus remakes que aparecem ocasionalmente no Goldenrod Tunnel em Goldenrod City, Johto. Assim como o nome diz, eles dão a um Pokémon, uma vez ao dia, um corte de cabelo que aumenta sua felicidade. Em HeartGold e SoulSilver, seus serviços não só aumentam a felicidade como também o beauty stat para os contests.
O irmão mais novo é mais barato,
PokémonDollar.png300, mas seu serviço é menos satisfatorio, porém, há a chance dele aumentar a amizade do Pokémon com o treinador em um grau maior do que seu irmão mais velho, que cobra PokémonDollar.png500 pelos seus serviços, que além de melhores são confiáveis.

 Terceira Geração


A amizade na Terceira geração funciona de forma similar a da segunda, mas com dois mecanismos adicionais para aumentá-la. Se um Pokémon for pego em uma Luxury Ball ou está segurando um Soothe Bell, todos os eventos para aumentar a felicidade do Pokémon vão aumentar dando pontos extras e não afetará eventos que diminuem esses pontos. Se um Pokémon em uma Luxury Ball estiver segurando um Soothe Bell, esses pontos extras são dobrados.

A base dos pontos da amizade agora é variada por espécie, apesar de que a maior parte dos Pokémon continua com o valor padrão de 70 no level que for capturado.
Em Pokémon FireRed e LeafGreen, o jogador pode verificar o valor de amizade de seu Pokémon pela cena que aparece quando o jogador usa um item em seu Pokémon. O mesmo irá se mover pra perto da tela ou simplesmente não se mover. Se ele ficar parado significa que o level de amizade está no valor padrão e quanto mais perto da tela ele se mover, mais alto é o valor de sua amizade. Após tratar do Pokémon, Daisy também poderá dizer ao treinador o quão amigo o Pokémon é deles.

Amizade
0 a 99
100 a 199
200 a 255
Evento
Mudança
Andar 256 passos
   +1
Groomer, Daisy (FRLG)
+3
+3
+2
Joy Scent (XD)
+3
+2
+1
Excite Scent (XD)
+4
+3
+2
Vivid Scent (XD)
+5
+4
+3
Usar vitaminas
+5
+3
+2
Ganhar um level
+5
+3
+2
Usar berries que diminuem o EV*
   +10
Desmaiar
   -1
Usar um Energy Powder
   -5
Usar um Heal Powder
   -5
Usar um Energy Root
   -10
Usar um Revival Herb
   -15
Trocar
Reseta para o nível padrão
*Esses berries incluem Pomeg, Kelpsy, Qualot, Hondew, Grepa e Tamato.


Quarta Geração


 O sistema de amizade continua essencialmente parecido com o da terceira geração tendo apenas pequenas mudanças. A Luxury Ball causa um boost separado na amizade do Pokémon quando eles sobem de level e quando caminham comparados a outros Pokémon em outras Poké Balls.
Em Pokémon Diamond, Pearl e Platinum, Dr. Footstep, o solitário residente da Footstep House na Rota 213, dará uma fita para um Pokémon com máximo de amizade.
Em HeartGold e SoulSilver, o jogador pode “calcular” a sua amizade com o Pokémon baseada na frase que aparece quando interagem com o mesmo fora da Poké Ball. Daisy também retorna e a visitando em Pallet Town, ela aumenta a amizade de um Pokémon do jogador entre 15:00 e 16:00 todos os dias. Os Haircut Brothers também darão um boost na amizade do Pokémon e podem ser visitados uma vez na semana tirando segunda-feira.

Amizade
0 a 99
100 a 199
200 a 255
Evento
Mudança
Caminhar 256 passos
+1/??
Massagem da garota em Veilstone City 
+3
Massagem no Ribbon Syndicate
+20
??
+6
Haircut brothers
+1
+3
+5
+10
+1
+2
+4
Daisy (HGSS)
??
??
??
Usando vitaminas
+5
+3
+2
Ganhar um level
+5/+6
+3/+4
+2/+3
Usar berries que diminuem o EV*
+10
+5
+2
Desmaiar
-1
Usar um Energy Powder
-5
-5
-10
Usar um  Heal Powder
-5
-5
-10
Usar um  Energy Root
-10
-10
-15
Usar um Revival Herb
-15
-15
-20
Trocar
Reseta para o nível padrão
*Esses berries incluem Pomeg, Kelpsy, Qualot, Hondew, Grepa e Tamato.


Quinta geração


O sistema de amizade é bem similar ao da quara geração e testado até então, as condições de amizade e os itens relacionados são basicamente os mesmos, tendo uma diferença maior em como os NPCs vão avaliar a sua amizade.
Uma mulher em Nacrene City e outra no Pokémon Fan Club de Icirrus vai avaliam a felicidade do Pokémon do jogador e Bianca pode avaliá-los na Pokémon Black 2 e White 2 se chamada no Xtransceiver.
Outra mulher em Castelia City irá fazer uma massagem em seu Pokémon uma vez por dia, aumentando os pontos de amizade. Em Pokémon BW, ela está localizada na Castelia Street no prédio do outro lado da rua do Game Freak HQ. Na B2W2 ela está no Medal Office do outro lado do ginásio.
Amizade
0 a 99
100 a 199
200 a 255
Evento
Mudança
Caminhar 128 steps (50%)
+2
+2
+1
Massagem na Castelia Street
Massagem no Medal Office
+30 (6%), +10 (20%), +5 (74%)
Usar vitaminas
+5
+3
+2
Ganhar um level
+5/+6
+3/+4
+2/+3
Usar berries que diminuem o EV*
+10
+5
+2
Desmaiar
   -1
Usar Energy Powder
-5
-5
-10
Usar Heal Powder
-5
-5
-10
Usar Energy Root
-10
-10
-15
Usar Revival Herb
-15
-15
-20
Troca
Reseta para 70
*Esses berries incluem Pomeg, Kelpsy, Qualot, Hondew, Grepa e Tamato

Sexta Geração


Nesta geração, a felicidade não deve ser confundida com a afeição no Pokémon-Amie. Afeição é um estado separado não relacionado com amizade e nenhuma ação realizada no Pokémon-Amie afeta a amizade com o Pokémon.
Se um Pokémon é capturado com uma Luxury Ball, alguns eventos aumentarão a felicidade do Pokémon com um ponto extra. Se a amizade do Pokémon for aumentada no local que eles se conheceram um ponto extra é adicionado. Em resumo, se você realizar um evento para aumentar a felicidade de um Pokémon capturado com uma Luxury Ball no lugar que se conheceram, ele terá 2 pontos extras.
As estatísticas de amizade não mudaram muito desde a quinta geração. Na tabela, o primeiro e segundo valores separados por barras mostram a mudança entre a maioria das Poké Balls e as Luxury Balls, respectivamente.
O boost do Soothing Bag não é afetado pelo local, Luxury Ball ou Soothe Bell.

Amizade
0 a 99
100 a 199
200 a 255
Evento
Mudança
Caminhar 128 passos (ocasionalmente)
+2
+2
+1

Massagem na Cyllage City ou em Mauville City
+30 (6%), +10 (20%), +5 (74%)
Usar uma vitamia
+5/+6
+3/+4
+2/+3
Usar uma wing
+3
+2
+1
Ganhar um level
+5
+4
+3
Soothing Bag do Super Training
            +20
Usar berries que aumentam a amizade
+10/+11
+5/+6
+2/+3
Colorful Shake do Juice Shoppe
Pre-made: +1 per PokémonDollar.png100
Custom-made: +
12...32
Rare Soda do Juice Shoppe Juice Shoppe
+5/+6
+??
+??
Ultra Rare Soda do Juice Shoppe
+??
+??
+??
EV Juice do Juice Shoppe
            +4
Perilous Soup do Juice Shoppe
??
??
??
Desmaiar
             -1
Usar um Heal Powder
-5
-5
-10
Usar um Energy Powder
-5
-5
-10
Usar um Energy Root
-10
-10
-15
Usar um Revival Herb
-15
-15
-20
Troca
Reseta pra amizade básica (se trocado de volta pro treinador original, os pontos são restaurados para o valor que tinha antes de ser trocado)
Estar em uma Friend Ball
Aumenta para 200

 Pokémon que evoluem por felicidade

  • Golbat para Crobat;
  • Happiny para Chansey;
  • Eevee para Espeon (dia) ou para Umbreon (noite);
  • Pichu para Pikachu;
  • Cleffa para Clefairy;
  • Igglybuff para Jigglypuff;
  • Togepi para Togetic;
  • Azurill para Marill;
  • Budew para Roselia (dia);
  • Buneary para Lopunny;
  • Chingling para Chimeco (noite);
  • Munchlax para Snorlax;
  • Riolu para Lucario (dia);
  • Woobat para Swoobat;
  • Swadloon para Leavanny;
Compartilhar no Google Plus

Sobre Amanda Pinheiro
Artista amadora, pokemaníaca, ghoul, gamer, amante do Japão, fanática por animes, solitária, tímida, chata e tsundere.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário