Future Sight: Especulando o Cenário Competitivo de Alola (Parte 1)

A Game Freak deixou bem claro que a sétima geração de Pokémon vai ser qualquer coisa menos chata, especialmente em relação as batalhas. Se as novas habilidades reveladas já mostravam a criatividade que vamos encontrar em Alola, as versões “alolanas” de velhos conhecidos nossos e os enfim revelados “Ataques-Z” nos revelam que mais uma vez nada será como antes. Nessa primeira parte vamos falar dos lendários, iniciais e novas formas encontradas na região até o momento.

É tudo Z

Não tivemos Pokémon Z, mas Zygarde segue firme e forte e ganhou companheiros no pokéalfabeto com Cristais-Z, Ataques-Z e o Anel-Z. Falemos do dragão/célula/cachorro/megazord esquecido de Kalos primeiro.
O mais animados em relação ao Zygarde é, curiosamente, que ele possui duas habilidades e apenas uma delas, Power Construct, o faz mudar de forma, fazendo com que as formas 10% e 50% sigam tendo seu lugar em tiers mais baixas da Smogon, por exemplo, enquanto a forma completa com certeza será Uber. Também vale ressaltar que Thousand Arrows e Thousand Waves e Core Enforcer, ataques únicos a essa linha, finalmente serão acessíveis. Arrows, apesar de ser tipo terra, atinge Pokémon voadores e que estão levitando e Waves impede o adversário de trocar, criando a possibilidade de estratégias interessantes.

Zygarde 100% deve ser o que esperamos de um Uber, incrivelmente forte mas não muito rápido, talvez mantendo a velocidade base de 95 do 50% e melhorando em todo o resto. Já o Zygardog imagino que faça o caminho inverso, ganhando velocidade e sendo menos eficiente nos demais atributos. Sua descrição no site oficial diz que ele corre a mais de 100 km/h e usa suas presas para atacar, teremos os ‘fang’ moves disponíveis para essa forma?

Novas formas de atacar

Muito se especulou sobre as pedras em forma de diamante vistas nos logos dos jogos e em trailers passados. Se falou de fusão, um novo tipo de mega e vários outros conceitos. O que ganhamos foram os Z-Attacks, ataques especiais que podem ser utilizados apenas uma vez por batalha, assim como mega evoluções podem ser utilizadas apenas uma vez. Assim como os megas, esses ataques requerem que tanto o treinador quanto o pokémon devem carregar o mesmo cristal (existe um para cada tipo) e o pokémon tem que possuir um ataque do tipo referente ao cristal. O que dá a entender que um pokémon de fogo pode usar o Z-Attack de terra se tiver um ataque e os cristais desse tipo. 
 
Imediatamente creio que essa mudança não vai impactar o competitivo da mesma forma que os megas. Claro que existem muitas incertezas, qual o poder desses ataques, eles possuem algum efeito adicional, são especiais, físicos ou ambos entre outras. No entanto, o uso único e a necessidade do item, são negativos o suficiente afinal, após usar o ataque seu Charizard permanece sendo um Charizard, sua força não aumenta e ele ainda não tem um item para complementar sua estratégia inicial. Uma questão interessante pode ser a combinção com a habilidade Uburden, que dobra a velocidade após seu item ser consumido. Se os cristais forem consumíveis essa estratégia em Pokémon como Sceptile e Hawlucha com certeza será vista.

Velhos amigos, novas caras

A maior bomba do último trailer com certeza foi a revelação dos Pokémon de Alola, ou Pokémon alolanos. Exeggutor, Vulpix, Ninetales, Sandshrew e Sandslash ganharam novas formas, mostrando como essas espécies se adaptaram a região de Alola com novos tipos e até mudanças nos stats e novos ataques
O novo Exeggutor perde o tipo psíquico e vira Grass/Dragon, tipo visto anteriormente apenas no Mega Sceptile. Sua descrição não aponta nenhuma mudança em stats, mas ele ganha a habilidade Frisk. Acredito que Harvest ou Chlorophyll ainda possam ser adicionadas como habilidades secretas, sendo que são geralmente superiores a Frisk. Vale ressaltar que Exeggutor possui uma cauda agora, então ataques como Dragon Tail e similares devem ganhar espaço em seu moveset.
Sandshrew e Sandslash se tornaram os primeiros pokémon Ice/Steel do jogo, o que vem com inconvenientes fraquezas quadruplas a Fire e Fighting. No entanto, o site oficial diz que ambos são mais lentos que as versões originais, o que potencialmente significa que outros stats como ataque ou defesa possam ser melhorados. Também é dito que ambos ganham velocidade ao patinar no gelo, será uma dica que teremos uma hidden ability similar ao Swift Swim só que em situações de hail? Vale lembrar que a HA do Sandslash é Sand Rush. No trailer ambos são mostrados utilizando ataques como Ice Ball e Icicle Crash, o que leva a crer que seus movesets serão completamente remodelados.
Vulpix e Ninetales subiram as montanhas e trocaram fogo por gelo, com Ninetales se transformando no primeiro Ice/Fairy que conhecemos. Não se sabe se a evolução continuará acontecendo via Fire Stone, o que seria estranho, mas Ninetales se torna o caçador de dragões número 1 do mundo pokémon. Assim como Snowshrew e Snowslash, Vulpix e Ninetales possuem Snow Cloak, e assim como eles, suspeito que a hidden ability das raposas será similar a sua HA original, Drought, só que trocada para Snow Warning graças ao tipo gelo. A descrição de Ninetales diz que ele forma cristais de gelo e os atira como mísseis, o que pode significar uma mudança de foco em seus ataques, se tornando um pokémon mais físico ao invés de especial. O trailer japonês, por exemplo, mostra Ninetales utilizando o que parece ser Ice Shard.

Lendários

Lunala e Solgaleo, como todos os grandes lendários da franquia, serão extremamente poderosos, Lunala em especial se beneficia muito da habilidade Shadow Shield, que parece funcionar como Multiscale e reduzir o dano do primeiro ataque que sofre, extremamente importante quando se tem fraquezas quadruplas contra Dark e Ghost. As formas Radiant Sun e Full Moon de Solgaleo e Lunala respectivamente devem ser seus grandes diferenciais, onde devem ganhar habilidades verdadeiramente únicas e ainda mais força, quem sabe de forma parecida aos primals de Kyogre e Groudon.

Já Tapu Koko, que deve ser 1 dos 4 protetores das ilhas de Alola, traz uma nova habilidade, Electric Surge, que transforma o campo em Electric Terrain, afetando todos os Pokémon que tocam a terra impedindo que sejam atingidos por sleep e aumentando o poder de ataques elétricos, com grande potencial tanto em singles como no formato VGC. Uma forma alternativa também é mencionada, mas sem mais informações. Tapu Koko parece ser um pokémon veloz pela forma como voa no trailer. Infelizmente seu ataque Nature’s Madness parece ser apenas um Super Fang, com a vantagem de atingir tipos fantasma.
Magearna também deve ter grande impacto no VGC, com sua habilidade Soul-Heart aumentando seu Special Attack cada vez que um pokémon no campo é derrotado, o que pode ser combinado com seu ataque Fleur Cannon, que de forma parecida com Draco Meteor ou Leaf Storm diminui seu Sp. Attack após o uso. Magearna por sua aparência e tipo parece ser um pouco mais lenta que outros lendários, talvez com uma distribuição de stats similar a Diancie.

Iniciais

Apesar dos muitos vazamentos, alguns deles ganhando forma conforme novas informações sobre Sun & Moon são reveladas, não sabemos muito justamente dos primeiros companheiros de Alola, os queridos Rowlet, Litten e Popplio. Rowlet e Litten parecem os mais velozes do grupo simplesmente pelos animais em que se baseiam, mas as características circenses do Popplio também podem lhe dar um bônus por esse lado. Se as supostas evoluções finais vazadas forem confirmadas, Litten pode ser tornar o mais físico do grupo enquanto Popplio seria o mais baseado do lado especial e Rowlet mais misturado entre os dois lados e possivelmente o mais frágil e rápido dos dois, o que seria acentuado por seu tipo Grass/Flying.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário