Future Sight - Especulando o cenário competitivo de Alola (Parte 2)

Continuando as especulações, (confira aqui a 1ª parte) seguimos com o grupo das novidades realmente inesperadas. Já conhecíamos ou esperávamos lendários e iniciais, não esperávamos mas já conhecemos aqueles que receberam novas formas, mas esse grupo é 100% novidade, novos Pokémon e habilidades que vieram para ficar. 


Vikavolt

Vikavolt tem tudo para honrar a tradição de elétricos e insetos. Sua descrição o faz parecer um pokémon bastante ágil, e Levitate, apesar de não ser revolucionária, adiciona uma imunidade o que é sempre bem vinda. Apesar de suas enormes presas, Vikavolt deve ser focado no lado especial, já que suas presas servem para lhe ajudar a direcionar seus ataques e também foi dito que ele aprende Zap Cannon. Entre as suas pré evoluções, Charjabug se destaca pela habilidade Battery, que aumenta o poder dos ataques especiais de seus companheiros, o que também reforça a teoria que Vikavolt use seu Sp. Atk mais, já que Vikavolts são vistos carregando Charjabugs como fontes de energia.

Pikipek
Sabemos pela demonstração da E3 que Pikipek, como outros pássaros regionais, terá duas evoluções. O grande diferencial de Pikipek, que como a maioria das aves deve focar em velocidade e ataque, é a habilidade Skill Link. Pela descrição no site oficial e por ser um pica-pau, Pikipek deverá aprender ataques que se beneficiam do Skill Link como Fury Attack e Bullet Seed. Fica a dúvida se um novo ataque similar, mas do tipo voador, será adicionado ao jogo graças ao Pikipek ou se ele terá que se contentar com algo como Drill Peck.

Gumshoos
Geralmente os pokémons encontrados no começo do jogo não são muito interessantes, mas a Game Freak parece obstinada a mudar isso com Grubbin, Pikipek e Yungoos. Recentemente revelado, Gumshoos parece ainda mais com certos candidatos a presidência americana, mas mantém o tipo normal e, principalmente, a habilidade Stakeout. Strong Jaw também é ótima, ainda mais quando vemos esse pokémon utilizando ataques de mordida nos trailers, mas a capacidade de fazer o dobro de dano em um pokémon que foi trocado no meio da batalha de Stakeout é incrível. Mesmo que Gumshoos não seja poderoso como um Salamence, Stakeout permite jogos mentais, especialmente no formato singles, especialmente se Gumshoos for um pokémon veloz e aprenda Pursuit. Infelizmente em sua nova forma Yungoos parece ter ganho um pouco mais de massa e sua descrição o coloca como um pokémon paciente, o que não transpira velocidade, mas Gumshoos tem muito potencial.

Rockruff

Apesar de sua enorme fofura, Rockruff não parece trazer grandes novidades em termos de habilidades. Ser tipo pedra puro é interessante, com apenas as famílias Gigalith, Sudowoodo e Rampardos, além de Nosepass e Regirock compartilhando o tipo. No entanto, a Coro Coro revelou que assim como os iniciais, Rockruff possui um segredo. Rockruff é descrito como persistente e que sempre vai até o fim nas batalhas. Pela forma como está sendo tratado e sua aparência em geral, acredito que Rockruff estará para a Alola como Lucario esteve para Sinnoh e Zoroark para Unova, um canídeo veloz e forte. Muito se especula sobre sua (ou suas) evolução ser um lobisomem já que Rockruffs uivam quando estão perto de evoluir e se afastam do treinador para o processo, voltando apenas em sua forma final.

Komala

O coala que todos queriam na franquia chegou e com uma habilidade da mais alta qualidade. Komala e sua eventual evolução (tá na cara que evolui) só poderá ser afetado por Sleep. Então nada de paralisar, queimar ou congelar o pequeno marsupial graças a habilidade Comatose. Ao que tudo indica isso também afeta ataques como Scald, que não teria mais sua chance de queimar. Caso Komala adquira algum ataque como Calm Mind ou Curse, já que parece ser um pokémon muito lento, e também a habilidade de se recuperarr com Slack Off por exemplo, é capaz de se transformar em uma força que dominará o cenário competitivo, já que será impossível de ser contido por meios tradicionais como Toxic ou Will-o-Wisp. Isso me faz crer que seu único golpe regenerativo será exatamente Rest, o forçando a usar um set com Sleep Talk. Pela arte revelada, Komala também parece que deverá focar em ataques físicos, já que ele é mostrado dando chutes e pontapés enquanto se equilibra em seu travesseiro de madeira.
Mudsdale
O grande cavalo de Alola tem tudo para ser uma das maiores forças dessa nova geração. Sua habilidade Stamina aumenta sua defesa cada vez que é atingido por um ataque, e sua descrição oficial contra como Mudsdale não é muito rápido, mas carrega toneladas e seus coices são capazes de destruir carros. Claro, o mundo pokémon é cheio de hipérboles, mas Mudsdale tem cara de que vai ter ótimas defesas, ou pelo menos um HP considerável e um ataque fortíssimo. Resta saber se ele aprenderá algum ataque regenerativo ou que aumente seus stats. Uma ideia interessante seria Flame Charge, que Zebstrika, outro quadrupede que não é de tipo fogo aprende. Mudsdale também foi visto usando um novo ataque, Highhorse Power, que parece ser uma versão tipo terra e poderosíssima do clássico Stomp. Dependendo dos stats e ataques, até sua forma inicial, Mudbray, pode ser útil em cenários competitivos utilizando a eviolite e Stamina.

Togedemaru

Toda região precisa de um roedor elétrico, e Togedemaru está aqui exatamente para isso. Steel/Electric é um bom tipo, apesar de ser destuído por Earthquake. Iron Barbs e Lightninrod são habilidades úteis que dão a entender que Togedemaru seja um pouco mais defensivo que os demais “clones do Pikachu”, e já vimos o que um Pachirisu bem utilizado pode fazer então tenham fé no Togedemaru.

Drampa

O dragão vovô Drampa não deve ter evoluções, talvez alguma forma bebê como Mudsdale ganhou. Normal/Dragon não é o melhor tipo do mundo, mas é único e interessante para o Drampa que imagino ser como o Druddigon, mas focado no Special Attack graças a sua habilidade Berserk, que aumenta esse stat quando seu HP ficar abaixo de 50%. Graças a seus tipos Drampa teve ter acesso a uma grande variedade de ataques especiais e será uma força a ser batida. Também vale ressaltar Sap Sipper, que pode ajudar aqueles que queiram treinar um Drampa que goste de ataques físicos, de forma similar ao que alguns treinadores fazem com o Goodra. Pela sua personalidade e tamanho, Drampa poderá facilmente ter acesso a ótimos ataques como Outrage e Body Slam para esse tipo estratégia.

Bruxish

Bruxish deixou todo mundo confuso, seus dentes, suas cores, sua habilidade, é difícil prever onde esse pokémon vai parar. Strong Jaw dá a entender que Bruxish poderá ser um peixe mais fisicamente inclinado, como Basculin em Unova. Apesar disso, seus poderes psíquicos e sua utilização de Psywave nos trailers dão a entender o contrário. Bruxish, novamente em comparação com Basculin, pode utilizar seus dois ataques e não evoluir, se mantendo em sua forma. Além disso, a nova habilidade Dazzling impede que ataques com prioridade lhe acertem, falhando se utilizados pelo oponente. Novamente isso pode ser muito útil para Bruxish se for utilizado como um pokémon ofensivo, quem sabe com uma Choice Scarf. Nessa situação Bruxish teria grande vantagem e poderia causar grande dano antes de ser derrotado.

Cutiefly
Cutiefly não traz muito de diferente para a balança, além do tipo Bug/Fairy. Um pokémon amigável, Cutiefly parece frágil e sem grande força, similar ao Flabébé. Como todos os insetos e até mesmo a fada das flores, uma ou duas evoluções podem mudar completamente a situação do Cutiefly, já que uma habilidade inútil - Honey Gather - e outra bastante situacional - Shield Dust - não ajudam a pequena abelha.

Mimikkyu

Mimikkyu precisa de um abraço, mas não é por isso que o adorador do Pikachu não deve ser levado a sério. A grande questão, além do ótimo tipo Fairy/Ghost é como funcionará sua habilidade Disguise. Disguise permite que Mimikkyu leve um ataque, qualquer ataque, sem custo nenhum de HP. Resta saber se ao ser trocado em batalha seu Disguise voltará a funcionar ou se é de uso único. Independente disso, Mimikkyu deverá ter seu lugar garantido em algum nível competitivo graças ao ótimo tipo e habilidade, de forma similar ao Sableye mesmo se não for muito forte e não possuir nenhuma evolução.
Bewear

Se tem uma coisa que a Game Freak é obrigada a dar ao Bewear é um ataque monstruoso. Em todas as suas descrições o urso é descrito como uma ameaça e incrivelmente poderoso. Normal/Fighting não é o melhor tipo do mundo sem Scrappy, mas deve dar ao Bewear uma boa variedade de ataques. Sua habilidade Fluffy, que funciona de forma similar ao Fur Coat do Furfrou mas em capacidade reduzida já que Fur Coat afeta todos os ataques físicos e Fluffy afeta apenas ataques que fazem contato e em troca de diminuir o dano deixa Bewear fraco contra o tipo fogo. Com stats similares ao de um Ursaring ou Pangoro, quem sabe ainda mais poderoso, Bewear tem grande potencial competitivo acentuado por sua habilidade que, ao contrário dos outros ursos, o deixará sobreviver ataques.  

Salandit

Salandit veio para mudar o jogo, com um tipo único em Fire/Poison e a habilidade Corrosion que lhe permite envenenar tipos metálicos e venenosos, Salandit já deixou sua marca na franquia. Ainda não se sabe como essa habilidade funcionará em relação a efeitos secundários, já que ataques como Sludge Bomb podem causar poison mas tipos Steel são completamente imunes a ataque em si. Por sua descrição, Salandit também deve ser capaz de aprender uma grande variedades de ataques como Taunt e Will-o-Wisp, já que não é um pokémon muito forte e luta com sua inteligência. Graças a essa descrição uma evolução seria muito boa para Salandit, para lhe dar grande velocidade e a capacidade de aguentar alguns ataques ou causar dano diretamente sem precisar de Toxic.

Wimpod

Wimpod parece ser o único parente não fossilizado de Anorith e Kabuto, mas nem por isso deixa de ser especial. A primeira vista sua habilidade Wimpout parece bem inconveniente, mas pode tornar esse pokémon muito viável em singles. Wimpout, que deve evoluir, pode ser um inseto veloz por sua característica medrosa, isso somado a habilidade de trocar ao perder seu HP e a ataques como U-Turn pode ajudar na hora de descobrir a estratégia do oponente. Temos apenas que torcer para que Wimpod não receba o mesmo destino que Surskit, que perdeu o bom tipo Water/Bug ao evoluir.

Bounsweet

Não parece ser dos mais interessantes, infelizmente. Super fofo e com uma vida difícil, Bounsweet é puramente tipo grama e sem novas habilidades. Uma evolução, como Cherubi evolui para Cherrim pode ajuda a pequena fruta, mas algo me diz que competitivamente Bounsweet não será muito interessante.

Comfey

Mesmo com características similares ao Bounsweet, sendo fofo e não aparentando grande força, Comfey traz memórias de Klefki, com o ótimo tipo fada e uma habilidade com prioridade. Triage permite que Comfey ganhe prioridade em todos os ataques regenarativos. No trailer, um Comfey foi mostrado utilizando Synthesis, mas ainda não se sabe se essa habilidade se estende a ataques como Giga Drain, Leech Seed ou até mesmo Aromatherapy. Com stats defensivos decentes, um bom tipo e essa habilidade, Comfey pode surpreender como Klefki fez e se tornar um grande incômodo em batalhas competitivas. Se Triage também funcionar para parceiros em batalhas duplas, Comfey com certeza terá um lugar em equipes VGC.


Oricorio

Oricorio veio dançando tranquilamente mas na verdade é quase quatro pokémons em um. Dependendo de onde é capturado, essa ave pode ser Fire, Electric, Psychic ou Ghost, sempre acompanhados de Flying. Oricorio também possui um novo ataque que muda de acordo com o estilo do pokémon, Revelation Dance. Não se sabe muito sobre o poder ou se o ataque seria físico ou especial. Sua nova habilidade, Dancer, permite que Oricorio copie ataques de “dança” como Quiver Dance quando os oponentes usam esses movimentos. Ao que tudo indica, a habilidade faria uma cópia imediata desses ataques, mas não se sabe se isso completamente anularia seu próximo turno de ataque ou se Oricorio atacaria normalmente após a cópia apesar da versão japonesa do trailer do dia 1º indicar que seria possível.

Minior

Minior caiu do céu, literalmente, como um Rock/Flying com a habilidade Shields Down. Ao ficar com menos de 50% de seu HP, Minior perde sua proteção e revela seu “core”, que vem uma variedade de cores. É dito que essa habilidade faz com que Minior fique mais bem adaptado a atacar, enquanto sua forma inicial é melhor para defesa. Ainda não se sabe que tipo de mudança nos stats essa habilidade causa, mas vale a pena ficar de olho nos detalhes sobre esse pokémon que parece ter saído diretamente de Super Mario Galaxy. Um detalhe que pode transformar Minior em um pokémon muito mais poderoso é que enquanto seu escudo está intacto ele se torna imune a  todas as condições como burn ou poison.


Lurantis

Lurantis e sua forma inicial Fomantis não são insetos apesar do que seus nomes indicam, sendo puramente tipos Grass. Lurantis aprende um novo ataque chamado Solar Blade, que parece ser uma versão física de Solar Beam, demorando um turno para carregar antes do ataque. Isso me leva a crer que Lurantis utilizará seu ataque físico, e sua aparência e inspiração indica que terá uma boa mobilidade, com Sceptile sendo uma boa comparação em relação a tipo e stats.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário