Future Sight - Especulando o cenário competitivo de Alola (Parte 3)

Com mais revelações vindas de trailers e Coro Coro, vamos continuar nossa série de análises e especulações dos novos Pokémons e formas de Alola de um ponto de vista competitivo. Você pode ler a parte 1 aqui e a parte 2 aqui. Dessa vez começamos com os novos pokémons alolanos: Raichu, Marowak e Meowth. Embora Pikachu e Cubone parecem que não terão novas formas baseado no que os trailers mostraram, é bastante provável que um novo Persian de fato exista, então levarei isso em consideração.


Raichu 


Sempre atraindo menos atenção que sua pré-evolução, Raichu finalmente ganhou um pouco de amor da Game Freak com sua forma surfista. O Raichu de Alola ganha o tipo psíquico e a habilidade Surge Surfer, que dobra sua velocidade quando o terreno da batalha vira Electric Terrain (que também aumenta o dano de ataques elétricos em 50%). Logo de cara fica notável o estrago que esse Raichu pode causar em junção com Tapu Koko, já que a habilidade do guardião da ilha de Mele Mele faz com que ele transforme o campo no terreno elétrico, uma estratégia que pode ser vista no VGC 2017 dependendo das regras desse formato.

Vale lembrar que Raichu, graças a seu movepool diverso já é uma boa escolha nesses cenários. Infelizmente, Raichu, pelo menos até a sexta geração, não aprende Electric Terrain, o que pode dificultar sua viabilidade se ele não tiver quem ative o campo, mas é provável que a GF lhe dê esse ataque de presente nos próximos jogos. Não sabemos nada ainda sobre mudanças de stats, mas com a variedade que o Raichu atual já tem juntamente com o poder dos ataques psíquicos pode dar nova vida a um Pokémon que geralmente fica na sombra de outros de seu tipo e família evolutiva.

Marowak

20 anos após sua aparição na Pokémon Tower na cidade de Lavender, Marowak finalmente virou um fantasma. Esse tipo veio como surpresa, já que muito se especulava um Marowak tipo fogo graças a sua ligação com Kiawei, especialista desse tipo em Alola. O Marowak de Alola mantém Lightninrod, o que pode lhe dar uma terceira imunidade além de Normal e Fighting e troca a habilidade Rock Head por Cursed Body. Esse Marowak parece ter um novo ataque onde libera uma bola de fogo que não é muito poderosa mas persegue os oponentes, dando a entender que pode ser um ataque similar a Pursuit ou um movimento incapaz de errar como Shock Wave.

Outro detalhe é que o Marowak de Alola é 11 quilos mais leve que a versão tradicional e isso fica claro em seu design, que aparenta ser mais esguio, indicando a possibilidade de ser um Pokémon mais rápido. Juntando o design e seu suposto novo ataque, é possível que o Alolan Marowak seja uma forma com menos defesas e mais velocidade além de, talvez, trocar o foco de ataques físicos para uma especialidade em ataques especiais até por que Marowaks já são capazes de aprender ataques como Flamethrower e Fire Blast naturalmente. Se isso acontecer fica a dúvida em relação ao item Thick Club, que dobra o poder de ataque de Cubone e Marowak. Será que a Game Freak aumentaria os efeitos do item para incluir ataques especiais ou criaria uma nova versão?

Meowth (Persian)

Ao contrário de Sandshrew e Vulpix, que foram revelados juntamente com suas evoluções, Meowth em sua forma alolana até agora é um item único, mas considerando que é uma pré-evolução, vamos considerar que a revelação de Alolan Persian é apenas uma questão de tempo. Meowth é o que sofreu menos mudanças físicas em sua nova forma, e também manteve Pick Up e Technician como suas habilidades. Isso faz sentido se olharmos para o moveset do Meowth atual. Meowth, de forma natural, aprende apenas ataques normais ou noturnos. É possível que por causa disso, as mudanças nos movesets de uma versão para a outra sejam mínimas. O mesmo pode ser dito para os stats, já que Meowths de Kanto e de Alola não parecem ter grandes diferenças físicas.


A mudança de tipo pode ser muito benéfica para o competitivo já que Dark é um dos melhores tipos ofensivos do jogo. Persian poderia se beneficiar ainda mais de ataques como Knock Off e até Dark Pulse, já que aprende Nasty Plot naturalmente. Ataques como Bite, Assurance e Faint Attack ganhariam o bônus da habilidade Technician e Persian tem acesso ao ótimo Gunk Shot, que eliminaria as fadas em seu caminho. Meowth e Persian não possuem o maior potencial das novas formas, mas devem ter vantagens sobre suas formas tradicionais.

Os Bebês

Essa parte vai para Stufful e Sandygast que, apesar de serem pré-evoluções, podem ter seu espaço no competitivo - assim como Mudsbray - graças as habilidades que possuem e a maravilhosa Eviolite. Stufful deve se aproveitar da habilidade Fluffy, que diminui o dano de ataques que fazem contato, e ter um bom potencial defensivo tanto em Little Cup como em tiers mais baixas de formatos como Smogon. Se essa linha evolutiva tiver acesso a algum ataque como Slack Off, Stufful deve se provar capaz em batalha até por que sua descrição também menciona seu alto poder ofensivo apesar do tamanho.

Sandygast leva em consideração o mesmo conceito de Stufful, com o bônus de ser Ground/Ghost, um tipo com 3 imunidades e algumas resistências chave. Apesar disso, ser frágil contra Knock Off, ainda mais levando em conta Eviolite, é um problema. A habilidade Water Compaction, que sobra sua defesa ao ser atingido por um ataque tipo água parece interessante a princípio, mas ter que aguentar um ataque super efetivo para isso é um grande problema. Assim como Stufful, um ataque regenerativo como Recover seria vital, até por que Sandygast tem tudo para ser bastante lento.



Palossand

Seguindo com os castelos de areia, Palossand tem tudo para seguir os caminhos de outros fantasmas defensivos. O movepool deve ser o diferencial, e obviamente não sabemos nada de seus stats, mas Palossand deve ser bastante defensivo e igualmente lento. Se tiver acesso aos ataques de suporte que outros fantasmas possuem como Will-o-Wisp, Destiny Bond, Memento além de ataques geralmente destinados aos tipo terra como Spikes e quem sabe até mesmo Stealth Rocks. Palossand deve ser uma boa opção de suporte em vários formatos. Water Compaction pode ser útil em certas ocasiões, mas a prevalência de tipos água especiais dificultará sua vida. Uma hidden ability como Arena Trap, no entanto, seria excelente.

Assim como Sandygast, acesso a ataques regenerativos deve ser o fator decisivo para esse Pokémon, mas considerando que as descrições de ambos mencionam que eles utilizam pessoas para adicionar mais areia ao seus corpos, e que Palossand até consegue fazer isso sozinho, é possível que aprendam algo único ou o velho e bom Recover. Em termos de ataque é possível que Palossand fique em uma situação similar a Gastrodon ou Amoonguss, e tenha o suficiente do lado físico e especial para utilizar o que for mais útil, mas parece difícil que ele tenha uma grande variedade de opções para causar dano fora dos básicos Shadow Ball, Earth Power e algum Hidden Power.


Morelull


Morelull passou relativamente desapercebido nas últimas revelações, mas possui um bom potencial. Grass/Fairy é uma combinação interessante, que já é bem aproveitada por Whimsicott. A fraqueza quádrupla a tipos venenosos não é tão ruim quanto parece já que muitos deles não são extremamente ofensivos ou comuns. Como outros cogumelos, Morelull possui Effect Spore, que ocasionalmente acaba com a vida do adversário e foi mostrado utilizando o que parecia ser Spore, melhor ataque para causar sleep em todo o jogo.

Considerando que Morelull deva ter uma evolução, é bem provável que ele siga o caminho parecido com Amoonguss, e tenha grande versatilidade defensiva com ataques como Synthesis e Leech Seed juntamente com Spore. Claro que Amoonguss tem a vantagem de Regenerator, mas anular completamente dragões é um ponto ótimo para Morelull, ainda mais considerando que é um Pokémon noturno, o que grita "Moonblast" em seu arsenal. Exite também a possibilidade de uma hidden ability que beneficie bastante esse Pokémon.

Turtonator

Turtonator é o primeiro Dragão/Fogo que não é lendário ou uma mega evolução, dando mais espaço a essa boa combinação de tipos, fraca apenas contra terra, pedra e dragão. Assim como outras tartarugas, Turtonator parece ser bem defensivo, até por conta de sua habilidade, Shell Armor, que bloqueia critical hits, nada especial mas sempre bem vinda e seu novo ataque, Shell Trap, que parece funcionar de forma similar a Counter ou até mesmo Metal Burst. Shell Trap monta uma 'armadilha' no começo do turno e causa uma explosão se Turtonator for atingido por um ataque físico, o que danifica o oponente. Não se sabe quanto dano esse ataque causará, mas a princípio Shell Trap parece que terá uma prioridade alta.


Turtonator passa uma impressão similar ao Druddigon, um dragão lento, forte e com boas defesas, mas sem pré-evoluções e definitivamente sem nenhum estágio evolutivo superior. Seu estilo de combate também dá a entender que ele possa ter acesso a movimentos de suporte como Spikes, Stealth Rocks e até mesmo Rapid Spin. O foco em sua carapaça também dá a entender que Shell Smash possa ser uma opção ofensiva com esse Pokémon.


Crabrawler


Crabrawler foi apresentado na abertura do Campeonato Mundial, introduzido como um "Pokémon com coração de campeão. No trailer que passou ao vivo em San Francisco, Crabrawler, como bom boxeador que é, foi mostrado usando uma variedade de ataques como Close Combat, Stone Edge e sim, apesar de não ser tipo água, Crabhammer entre outros. Vale esperar se assim como seus primos Crawdaunt e Kingler, Crabrawler também terá Swords Dance em seu arsenal. A descrição do boxeador enfatiza sua alimentação por frutar, o que pode indicar o ataque Natural Gift em seu moveset, que seria uma arma interessante.

Crabrawler não traz novas habilidades, mas Iron Fist tem grande potencial especialmente se o carangueijo aprender os socos elementares e, especialmente, Mach Punch. Hyper Cutter, apesar de não ser ideal, tem o bônus de anular Intimidates adversários, algo bem utilizado por Kingler. Crabrawler não me parece que terá uma evolução, e terá um grande foco em ataques físicos. Ele também não dá a impressão de ser particularmente rápido ou lento, assim como Pokémons similares. O fato de sua pata/luva as vezes cair durante lutas pode acabar sendo referência a uma possível hidden ability como Regenerator. Outra possibilidade seria Adaptability, que Crawdaunt tem, o que faria de Crabrawler uma ameaça ainda maior.


Wishiwashi


Uma das adições mais interessantes, Wishiwashi parecia um peixinho bem básico, até descobrimos como funciona sua habilidade Schooling, que parece ser uma pseudo-evolução. Em certas condições não específicas, mas que talvez envolvam o nível do Wishiwashi, ele muda de forma no início da batalha para sua forma School. A School Form é muito maior e muito mais poderosa que um Wishiwashi único, o que faz esse Pokémon ser conhecido como o "demônio dos mares" em Alola e botar medo até em Gyarados. Infelizmente esse poder tem vida curta, com Wishiwashi voltando a sua forma solo quando seu HP fica baixo (ainda não sabemos quão baixo muda de forma) algo similar ao que vemos com Archen e Archeops, por exemplo.



Apesar de suas fraquezas, Wishiwashi pode fazer bom uso de um item como Sitrus Berry e, assim como Archeops ou até mesmo Slaking, ser monstruosamente forte e útil em certos cenários apesar de sua habilidade dificultar a situação. Wishiwashi não aparenta ser o mais veloz dos Pokémons, talvez algo que sua forma solo tenha como vantagem sobre a maior, mas parece ter uma força enorme em todos os outros atributos. Infelizmente, o trailer japonês mostra o que pode ser outro problema com Wishiwashi. Nele, vemos um peixe de nível 27 com apenas 66 de HP total nas duas formas, um número baixo. Apesar disso, esse Wishiwashi quase nocauteia um Magnezone 4 níveis mais forte e sobrevive um Electro Ball desse mesmo Magnezone. Com um bom suporte, como passadores de Wish, Wishiwashi pode ser uma força em vários metagames.

Pyukumuku


O pepino-do-mar Pyukumuku, assim como as versões reais, usa seus órgãos internos como mecanismo de defesa. O que Pyukumuku traz de diferente é a habilidade Innards Out, que usa justamente esse aspecto interessante de seu design nas batalhas. Innards Out funciona de forma similar a habilidade Aftermath, só que ao invés de causar 25% de dano Innards Out utiliza o HP que Pyukumuku tinha antes de sofrer o ataque que o derrotou, sendo assim uma mistura de Aftermath com o ataque Final Gambit. A utilidade dessa habilidade com certeza estará conectada ao tamanhdo HP que Pyukumuku ou uma eventual evolução terá.

Em termos de ataque, fica a curiosidade de saber se o órgão que Pyukumuku usa para se defender, que sai de seu corpo em formato de punho, significa que ele terá acesso a ataques de soco como Drain Punch e Thunder Punch. Um dos trailers também mostrou que Pyukumuku terá acesso ao ataque Pain Split, que pode ser utilizado com sua habilidade para causar grande estrago em oponentes despreparados já que Pain Split iguala os pontos de vida do Pokémon que usa o ataque e de quem é afetado.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário