Future Sight - Especulando o cenário competitivo de Alola (Parte 4)



Voltamos com mais um animado grupos de novos pokémon para analisar e prever o impacto que terão nos cenários competitivos de Pokémon quando Sun & Moon finalmente saírem. Seja Smogon, VGC ou similares, vale lembrar que o Pokémon Bank voltará a funcionar apenas em Janeiro, então nos primeiros meses do jogo teremos que pedalar bastante para criar times com as novas adições. Mas já tá bom de enrolação, se quiserem conferir as primeiras edições do Future Sight cliquem aqui, aqui ou aqui

Alolan Raticate


A ratazana favorita dos treinadores está de volta em uma nova, e redonda, forma. Raticate se mudou para a cidade grande e agora curte uma alimentação mais calórica, mandando os Ratatas da região capturarem bons alimentos para ele, como se fosse um chefão da máfia. Com essa nova atitude, os Raticates de Alola são tipo Dark, e a julgar pela sua aparência deve ser um pouco mais lento que a versão mais comum. Se mantiver acesso a ataques como Crunch e Sucker Punch, esse Raticate pode ter um bom potencial em certos cenários competitivos. Guts não é um set viável, mas Hustle garante poder imediato, com o lado ruim da falta de visão causada pela habilidade. Swords Dance segue como uma ótima opção, tornando os ataques desse rato em verdadeiras bombas (se acertarem). O Alolan Raticate não deve trazer grandes mudanças para essa família, mas possui algumas diferenças para torná-lo único em meio a todas as novidades.

Jangmo-o

Além de adorável, Jangmo-o (e família evolutiva) parecem ter grande potencial de batalha baseado apenas em sua descrição. Com o orgulho de um guerreiro mas se mantendo humilde, Jangmo-o defende e ataca com as escamas na sua testa, dando a entender que será um Pokémon mais voltado para ataque e defesa física. Suas habilidades Soundproof e Bulletproof possuem boas utilidades dependendo de certas situações, dando um diferencial a mais em suas capacidades defensivas já que o torna imunes a alguns ataques. A viabilidade de Jangmo-o estará muito ligada ao poder de possíveis evoluções, mas o lagartinho poderá ter sucesso em formatos como o Little Cup se sua descrição for levada a sério. Como dragão que é, Jangmo-o também deve ter ataque a uma boa variedade de ataques, e se acesso ao ótimo Dragon Dance lhe for concedido será uma força a ser reconhecida no competitivo.

Type: Null

Estranho até no nome, Type: Null é um dos maiores mistérios dessa nova leva de Pokémon. No entanto, sua força parece ser um aspecto inquestionável dessa criatura. A máscara que possui aparentemente serve para conter seu poder, poder esse que foi criado para que Type: Null possa chegar a níveis vistos por monstros lendários. É possível que uma nova forma do Null seja revelada, mas com o capacete, que o deixa mais lento, Type: Null deve ter stats bastante balanceados. Apesar disso, imagino que ataque e defesa devam ser mais elevados, até pela presença da armadura, que lhe dá a habilidade Battle Armor, que na prática serve apenas como alívio de saber que um critical hit não vai estragar sua vida. Sendo do tipo normal e, basicamente, uma quimera, Type: Null deve ter um movepool enorme, com grandes possibilidades para atacar os adversários. Um Pokémon para ficar de olho com certeza, especialmente pensando em batalhas.  

Lycanroc (Midday)

Para quem é #TeamSun, o Rockruff vai evoluir banhado nos raios solares amplificados pelo Solgaleo na Midday Form do Lycanroc. Apesar disso e de viver no deserto, Lycanroc não dá a entender que terá nada relacionado ao calor ou fogo em suas habilidades, mas nem por isso ele deve ser menos interessante. Focado em velocidade, algo raro para tipos pedra puros, Lycanroc tem Keen Eye (inútil) e Sand Rush (excelente) como habilidades, além do ataque único Accelrock, o primeiro ataque de prioridade tipo pedra do jogo. Em resumo, Lycanroc dá toda a impressão que será um 'glass cannon', um Pokémon muito ofensivo porém frágil, isso é acentuado pelo seu tipo, que é ótimo atacando mas possui muitas fraquezas do outro lado. Seguindo a tendência de outros canídeos bem tratados pela Game Freak (Lucario e Zoroark) esse Lycanroc tem tudo para causar estragos com suas habilidades e Accelrock, o que pode ser acentuado caso aprenda algum ataque como Swords Dance, por exemplo. 

Lycanroc (Midnight)

Para quem é #TeamMoon ou furry, o Lycanroc vira Remus Lupin e ganha uma personalidade mais agressiva graças aos efeitos da lua e do Lunaala. Mas isso não significa um tipo dark ou algo parecido, com a Midnight Form permanecendo puramente tipo pedra. Ao contrário de seu irmão da manhã, esse Lycanroc não parece que terá acesso ao Accelrock, e troca Sand Rush pela habilidade Vital Spirit, que é ocasionalmente útil e se encaixa em sua personalidade, mas não chega nem perto de ter o mesmo potencial ofensivo. Tendo o velho conhecido Counter como ataque de destaque, dá para pensar em uma versão mais defensiva, trocando velocidade pela habilidade de suportar ataques e retaliar imediatamente, mas como dito no parágrafo acima, o tipo pedra não é dos melhores para isso, possuindo 5 fraquezas comuns. 

Passimian

Os chineses estavam certos em algumas coisas, e uma delas é a existência do Passimian, um macaco lutador que parece jogar rugby/futebol americano. Assim como o outro símio que discutiremos, Passimian foi pensado claramente para o VGC, com a habilidade Receiver fazendo com que ele ganhe a habilidade de um parceiro que caia em batalha, abrindo porta para momentos interessantes. Além de ataques lutadores básicos, Passimian deve contar com movimentos como Fling, Natural Gift, que utilizam os itens (berries especificamente) do Pokémon. Suas descrições também dão a entender que ele possa ganhar ataques únicos também baseados nessa sua característica de jogar frutas nos adversários, incluindo um que diminua a accuracy no melhor estilo Sand Attack, mas isso não foi confirmado ainda. Como macaco, atleta e lutador que é, Passimian deve ter seu foco em velocidade e ataque, mas sem ser necessariamente frágil, afinal de contas jogadores de rugby e futebol americano são qualquer coisa menos frágeis. 

Oranguru

O primeiro Pokémon orangotango não poderia ser nada se não um grande sábio. Oranguru também foi pensado para o formato VGC com uma de suas habilidades, Telepathy, sendo ótima no formato e um novo movimento, Instruct, fazendo com que o Pokémon selecionado ataque novamente com o último movimento que usou, abrindo o caminho para ótimas estratégias no campo de batalhas oficial da franquia. Para abusar disso, Oranguru, que é Normal/Psychic, deve ter boas defesas e um bom HP para aguentar ataques dos oponentes enquanto faz seu parceiro causar o caos no campo de batalha. Um bom Special Attack para utilizar, quando necessário, ataques como Psychic e causar dano sem depender dos companheiros. Nem Passimian nem Oranguru tem cara de monstros que evoluem, mas possuem grande potencial competitivo principalmente para o VGC 2017.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário