Future Sight - Especulando o Cenário Competitivo de Alola (Parte 5)


Mais uma leva de notícias e mais novos pokémon para analisarmos, agora com foco em evoluções de monstros previamente conhecidos. Para ver as outras partes dessa série clique aqui, aqui, aqui ou aqui.

Os Iniciais

Dartrix, Brionne e Torracat, evoluções de Rowlet, Popplio e Litten respectivamente foram finalmente revelados, mas é difícil tirar quaisquer conclusões deles que sejam diferentes das reações iniciais. Torracat parece ser mais focado em ataques físicos, já que sua descrição menciona como ele é capaz de derrubar oponentes grandes com seus "socos de gato". Dartrix e Brionne permanecem um mistério, mas Brionne provavelmente focará em ataques especiais já que utiliza bolhas para atacar. O fato de Brionne ter um grande foco em danças também cria a possibilidade de sua habilidade secreta ser algo como Dancer, o que se encaixaria com o tema do Pokémon.
Resultado de imagem para pokémon torracat brionne dartrix

Hakamo-o e Steenee

Assim como os estágios do meio dos iniciais, Hakamo-o e Steenee não devem ter grande foco no cenário competitivo além do uso da famigerada Eviolite em certos formatos. Um ponto interessante de Hakamo-o, além da tipagem única dele e se sua evolução, é que sua descrição menciona um tipo de dança, dando a entender que ele seja capaz de aprender Dragon Dance. Tanto Hakamo-o como Steenee parecem ser mais focados em ataques físicos, Steenee utilizando chutes e Hakamo-o por treinar e atacar intensamente, mas entraremos em mais detalhes sobre isso falando de suas evoluções.

Tsareena


Rainha e russa, Tsareena é uma evolução que poucos esperavam quando fomos apresentados ao pequeno Bounsweet. Apenas os Steenees mais fortes evoluem para Tsareena, que ataca com velocidade e chutes potentes, incluindo seu ataque único, Trop Kick, que deve ser algo similar a Blaze Kick ou, no melhor cenário, High Jump Kick sem o efeito colateral indesejado. Assim como mencionei com Steenee, esse Pokémon deve focar em velocidade e ataque, o que se torna ainda mais interessante com sua habilidade Queenly Majesty. Da mesma forma que Dazzling, habilidade do Bruxish, Queenly Majesty bloqueia qualquer ataque com prioridade, fazendo com que o único jeito de atacar antes de Tsareena seja sendo mais rápido que ela, uma ótima vantagem em batalhas.

Kommo-o

Depois do árduo treinamento Hakamo-o evolui para essa forma esmagadoramente poderosa, como é descrito o Kommo-o. Dragão/Lutador é um dos melhores tipos ofensivos que se pode imaginar, sendo parado apenas por fadas. Fadas que, defensivamente, destroem Kommo-o, mas isso é não é o fim do mundo, já que o mesmo possui 7 resistências e sua descrição, assim como a de suas pré-evoluções mencionam como suas escamas são fortes e os protegem, dando a entender que essa linha deve ter defesas sólidas no geral, especialmente se Kommo-o realmente for o pseudo-lendário de Alola. Bulletproff e Soundproof também são ótimas habilidade, Soundproof em especial dá imunidade a Hyper Voice tipo fada vindo de Mega Gardevoir e Sylveon, por exemplo. Como outros dragões, Kommo-o deve ter uma boa variedade de ataques a seu dispor, como Iron Tail para ajudar com essas fadas. Com enorme ataque e boas defesas, Kommo-o precisa apenas de uma velocidade passável para tirar bom proveito de movimentos como Dragon e até mesmo Swords Dance. Seu ataque exclusivo, Clanging Scales, parece ser um do tipo dragão mas não dá para dizer com certeza se é físico ou especial, mas provavelmente será físico para que Kommo-o tire melhor proveito. O fato da defesa do Pokémon baixar após usar esse ataque dá a entender que ele fique num nível de força entre Dragon Claw e Outrage.

Alolan Muk

Além de ser totalmente psicodélico, o Muk de Alola ganhou o melhor tipo possível para complementar Poison, Dark. Essa combinação, vista em Skuntank e Drapion, possui apenas uma fraqueza, Ground. Além disso, os cristais que aparecem no corpo do Muk lhe dão acesso a ataques que utilizam garras e mordidas, com um dos trailers mostrando esse Muk utilizando Crunch, que agora possui STAB. Além da tipagem infinitamente melhor, Poison Touch deve continuar sendo a melhor habilidade desse Pokémon, que deve manter stats bem similares ao Muk tradicional. Dito isso, os Muks de Alola possuem 22 quilos a mais que os demais, abrindo a possibilidade que sejam um pouco mais lentos e, graças aos cristais que possuem, troquem essa velocidade por um pouco mais de força nos ataques físicos.

Ribombee

Esquecido no meio da multidão - e por ter sido revelado anteriormente em um vídeo - Ribombee finalmente teve sua introdução formal, mas pouca coisa mudou. Bug e Fairy não são tipos que se complementam tão bem, mas individualmente possuem suas qualidades. Honey Gather é inútil mas Shield Dust dá uma segurança a mais na hora de receber ataques como Scald, por exemplo, que não possuem chance de queimar Ribombee graças a sua habilidade. Pela sua descrição esse Pokémon deve ter acesso a ataques que causem efeitos como paralisia e confusão, e ele foi mostrado utilizando Dazzling Gleam no trailer. Posso estar errado, mas a não ser que Ribombee ganhe uma nova evolução sua vida competitiva não deve ser fácil.



Silvally

Uma enorme surpresa para mim, Type: Null perdeu a máscara mas não mudou de forma, ganhando ao invés disso uma evolução. Silvally ganha muito em velocidade sem o peso da máscara que, lembrando, mantinha o poder de Type: Null controlado. Com grande velocidade e poder, Sylvally deve ser uma das adições mais interessantes ao competitivo da sétima geração. Sua habilidade, RKS System, não só parece com o nome do deus Pokémon como tem a mesma funcionalidade de sua habilidade, Multitype. Basicamente, Silvally pode ser de qualquer um dos tipos dependendo do item que seja colocado em seu sistema. Além disso Silvally, assim como Arceus, possui um ataque que também muda de tipo, o Multi-Attack, que pela animação parece ser um movimento físico, o que provavelmente indica que Silvally atacará mais por esse lado também. Com tanta variedade, a questão fica em torno do ataques que Silvally terá acesso. Se assim como Mew e Arceus seu movepool for gigantesco, esse Pokémon será difícil de ser parado em batalha. O set mais destruidor de Arceus é o chamado "E-killer", com Swords Dance e Extreme Speed, essa combinação em Silvally seria devastadora, e faria com que o mesmo nem precisasse de um item para mudar de tipo, tirando vantagem de sua tipagem natural. Ainda vamos ver até que ponto Silvally é um mini Arceus, mas com promessa de ótima velocidade e força, a expectativa é enorme. Vale ressaltar também que possuir uma evolução faz com que Type: Null possa usar a Eviolite, abrindo a porta para que ambas as quimeras tenham seu espaço no competitivo.

Ash-Greninja

Saindo diretamente do anime para os jogos - não pergunte como - Ash-Greninja deve ser um adição interessante, embora tudo dê a entender que esse Greninja especial seja obtido apenas através do demo de Sun e Moon. Um Greninja com a habilidade Battle Bond que nocauteia um Pokémon do oponente imediatamente muda para essa forma. Daí já entra a primeira questão do Ash-Greninja, a ausência de Protean, a habilidade que faz com que Greninja se destaque e seja até considerado "overpowered" em alguns grupos. Mas o cosplayer do Ash não deve sentir tanta falta já que, pela descrição, ele é ainda mais veloz que o Greninja tradicional, que já é incrivelmente rápido, e é capaz de produzir grandes Water Shuriken. Esse foco em seu ataque semi-exclusivo me leva a crer que esse Greninja seja mais focado no ataque físico ao invés do especial, dando mais motivos ainda para que Water Shuriken seja seu principal ataque.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Mateus Fernandes
Mateus Fernandes é membro do Pokémon Center e atua como Analista Competitivo.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário