Mangás de Pokémon

Após o sucesso de um jogo, é natural que uma empresa crie novos segmentos para aumentar a franquia, assim, contribuindo para a popularidade da mesma. Com Pokémon isso não foi diferente, ele esteve presente na TV, nas lojas, cartas e os mangás.
Como Pokémon foi sendo uma série onde foi possível criar inúmeras situações, é de se imaginar que há muitos mangás diferentes, alguns baseando em jogos da franquia, seja os principais ou spin-offs, baseando em uma parte do anime, ou simplesmente criando uma história nova, desta forma, criando uma variedade enorme para a franquia.


Mas o que são mangás?

Mangás são nada mais do que histórias em quadrinhos ao estilo japonês, sua leitura é da direita para a esquerda (ou seja, você começa do ‘fim’ pro começo, se fosse um livro no Brasil). Muitos mangás deram origem às animações japonesas (animes) e é bastante popular entre os jovens japoneses, assim como quadrinhos são populares no ocidente (embora haja inúmeros gêneros, desde crianças há adultos). Em geral, eles são apenas preto, branco e com tons de cinza, mas possuem páginas coloridas.

 
Exemplo de leitura sempre da direita para a esquerda. Isso vale para os balões de texto também.

Pokémon Pocket Monsters #1
Um dos primeiros mangás de Pokémon foi Pokémon Pocket Monsters de Kosaku Anakubo, que apresentava as aventuras de Red e seu amigo que era um Clefariy (um tanto diferente) pelo mundo Pokémon. Infelizmente muitos mangás como este, não são lançados para o ocidente. No Brasil a Conrad lançava o título As Aventuras Elétricas de Pikachu em 1999 em um formato bem curtinho, porém não foi possível terminar de publicar suas edições. Outro que saiu foi Pokémon Special (ou Pokémon Adventures, no ocidente) em sua saga Black & White pela Editora Panini em 2014. Posteriormente a editora trará outras sagas deste mangá, como a Red, Green & Blue em 2016.


Em geral as histórias são bem cômicas, afinal o público maior é jovem. Porém alguns, como o começo de Pokémon Special, onde as batalhas bem mais pesadas, como por exemplo: Pokémon atacando humanos, batalhas violentas entre Pokémon deixando alguns com ferimentos graves, ou as vezes como a morte de algum (o que dá mais sentido a locais como o cemitério de Lavander).

 R.I.P. Doduo :/


Mas não se deixe levar por esse fato. A maioria deles apresenta um bom enredo e tentam passar uma mensagem legal para o leitor, assim como as outras coisas da franquia. Como por exemplo, alguns personagens superando algum tipo de trauma, se descobrindo como pessoas, pessoas dando o melhor de si para salvar algo ou alguém e criando laços de amizade. Tais atitudes que todo treinador deve ter, seja ele jovem ou adulto.

Saiba mais

Abaixo, caso desejar, você pode conferir mais sobre alguns mangás como sua sinopse, curiosidades entre outros assuntos. Os artigos serão colocados aos poucos.

Pokémon Pocket Monsters
Pokémon Special (Pokémon Adventures)
Pokémon Gold & Silver: The Golden Boys
Pokémon Battle Frontier
Pokémon Diamond and Pearl Adventure!
Títulos baseados na série Mystery Dungeon
Títulos baseados na série Ranger
Outras adaptações de jogos para mangá
Magical Pokémon Journey
Pokémon Gotta Catch 'Em All
Phanton Thief Pokémon 7
Pocket Monsters RéBURST
The Electric Tale of Pikachu (As Aventuras Elétricas de Pikachu)
Ash & Pikachu
Pokémon Diamond & Pearl
Títulos baseados nos filmes
Títulos baseados no Trading Card Game
4Komas

Compartilhar no Google Plus
    Comentários

0 comments:

Postar um comentário